7 de mar. de 2012

Indústria Nissan quer ser a marca asiática mais vendida da Europa

 Foto: Divulgação
Nissan quer ser a marca asiática mais vendida da Europa
Japonesa precisa ultrapassar Toyota e impedir crescimento das rivais coreanas

por Túlio Moreira

A Nissan quer ser a marca asiática mais vendida da Europa em 2013 ou 2014. Esta é a nova meta ambiciosa da fabricante nipônica, que já havia anunciado o plano Nissan Power 88 no ano passado, com o objetivo de deter 8% de participação no mercado global e 8% de lucro operacional no fim de 2016. Para alcançar a nova determinação, a Nissan, chefiada pelo brasileiro Carlos Ghosn (foto acima), precisará superar a conterrânea Toyota. Mas o grande desafio mesmo está em combater o avanço das coreanas Hyundai e Kia.
De acordo com a associação de fabricantes europeias, as vendas da Toyota caíram 12% em janeiro, totalizando 44.351 unidades. A Nissan conseguiu crescer 1%, atingindo 35.792 vendas, mas o crescimento da japonesa nem se compara ao das rivais coreanas. A Hyundai teve incremento de 17%, chegando aos 33.204 emplacamentos, e a Kia conquistou a impressionante alta de 31%, registrando 22.061 vendas. A líder do mercado europeu continua sendo a Volkswagen, seguida pela Peugeot.
A primeira ação concreta na estratégia de aumentar sua participação no mercado europeu é a produção de um novo carro compacto, anunciado esta semana. O modelo, baseado no conceito Invitation (abaixo), será fabricado em Sunderland, na mesma unidade industrial responsável pela produção do crossover Juke. A marca nipônica irá investir 125 milhões de libras em seu novo modelo, transformando a unidade no nordeste da Inglaterra na maior fábrica de automóveis do Reino Unido. A capacidade anual será de 100 mil unidades para o Invitation.


Fonte: motordream
Disponível no(a): motordream.uol.com.br
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