Por maior disputa na pista e espaço na TV, categoria abole playoff e diminui duração das provas
A principal modificação é a abolição do sistema de playoff – ou Super
Final –, introduzido em 2006 e importado da Nascar. No antigo sistema,
os dez melhores classificados nas oito primeiras provas do calendário
tinham a pontuação multiplicada para disputar uma espécie de “mata-mata”
nas quatro etapas finais.
Embora a ideia original fosse manter o campeonato competitivo até a
última etapa, o sistema gerou alguns anacronismos matemáticos na última
etapa do ano passado. Por conta de uma regra de descartes que eliminava
dois resultados na temporada normal e um no playoff, o terceiro colocado
na classificação, Max Wilson, chegou à etapa derradeira com mais
chances de conquistar o título do que o segundo, Ricardo Maurício.
Por conta disso, a Vicar, organizadora do campeonato, resolveu abolir
o playoff e adotar um sistema de pontos corridos. Após uma etapa, o
primeiro colocado receberá 22 pontos, o segundo, 20, e o terceiro, 18,
com a pontuação declinando de um em um até o 20º melhor piloto, que
receberia um ponto. Na etapa decisiva, a pontuação será dobrada com o
objetivo de manter emoção na disputa do campeonato até o fim.
Outra mudança será a diminuição da duração das corridas de 50 minutos
para 40 mais uma volta, por um pedido da Rede Globo, que exibe o
campeonato na TV aberta. Segundo Maurício Slaviero, diretor geral da
Vicar, por conta disso, os pitstops, que consumiam certo tempo de pista
para os pilotos, tiveram de ser retirados da competição. Assim, os
tanques tiveram a capacidade aumentada para 100 litros.
Por fim, uma das novidades na categoria no ano passado, o botão de ultrapassagem (push to pass)
também poderá ser acionado no treino classificatório. O número de vezes
em que o botão poderá ser acionado será definido pela Vicar de acordo
com cada etapa.
Campeonato emula F1 e impõe “toque de recolher”, além de mudanças na classificação
No treino classificatório, o sistema usado será praticamente o mesmo
de 2011: 20 minutos de box aberto para todos os carros, com os dez
melhores lutando pela superpole nos momentos finais da sessão.
A cambagem e a posição da altura dos carros posicionados no “top 10”,
porém, não poderão ser alteradas da classificação para a corrida, o que
deve obrigará a maioria dos pilotos a usarem uma configuração de acerto
semelhante no sábado e no domingo.
Como na F1, a Vicar impôs que as atividades dos mecânicos nos boxes
sejam encerradas no máximo às 19h. O “toque de recolher” vai vigorar até
o início da manhã seguinte, embora a Vicar não tenha definido um
horário para a reabertura das operações internas dos times.
Carros ganham reforço estrutural; Chevrolet substitui Astra pelo Sonic
A Vicar anunciou várias mudanças técnicas no modelo Stock Car JL
G-09, fabricado pelo projetista Zequinha Giaffone, para a temporada
2012. O objetivo era reforçar a segurança dos pilotos.
Primeiramente, a estrutura tubular do carro foi fortalecida, baseada
em uma série de testes mecânicos que simulam forças geradas por impactos
laterais. Para amenizar os impactos sofridos pelo piloto em acidentes,
os carros foram revestidos por uma colmeia de alumínio e kevlar (uma
fibra sintética de aramida resistente ao calor e sete vezes mais forte
do que o aço).
Uma trava acionada por um amortecedor no sistema de abertura da porta
facilitará a saída do piloto caso ele sofra acidentes, além de novos
bancos instalados nos carros para limitar a movimentação lateral da
cabeça do competidor.
No início do ano passado, o tema segurança foi bastante abordado na
Stock Car por conta do acidente fatal que matou o paulista Gustavo
Sondermann na curva do Café, em Interlagos. O piloto, que disputava a
Copa Montana (uma espécie de categoria de acesso à Stock), sofreu um
toque no início da prova, bateu no guard-rail e foi acertado
violentamente pelo carioca Pedro Boesel, morrendo poucas horas depois.
No início de março, a Chevrolet também anunciou a substituição da
carenagem baseada no Astra pela do Sonic, novo sedã da montadora
americana.
Tarumã retorna ao calendário e Curitiba recebe duas provas na temporada 2012
Diferentemente do ano passado, quando Curitiba sediou a primeira
prova da temporada, a abertura do campeonato da Stock em 2012 será no
autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo. Curitiba, no
entanto, receberá agora duas corridas, uma no dia 15 de abril e outra no
dia 21 de outubro.
As provas de rua em Ribeirão Preto e Salvador foram mantidas e o
autódromo internacional de Tarumã, em Viamão (RS), retorna ao calendário
da Stock Car após um hiato de três anos. O circuito gaúcho recebeu
reformas na área dos boxes e em alguns pontos da pista e sediará a
décima etapa do campeonato, no último dia de setembro.
O anel externo no autódromo internacional Nelson Piquet, em Brasília,
sediará a última etapa da categoria, no dia 11 de novembro.
Confira o calendário da Stock Car em 2012:
25 de março - São Paulo (SP)
15 de abril - Curitiba (PR)
6 de maio - Velopark (RS)
20 de maio - Ribeirão Preto (SP)
1º de julho - Londrina (PR)
15 de julho - Rio de Janeiro (RJ)
5 de agosto - São Paulo (SP)
26 de agosto - Salvador (BA)
16 de setembro - Campo Grande (MS)
30 de setembro - Tarumã (RS)
21 de outubro - Curitiba (PR)
11 de novembro - Brasília (DF)
Confira a lista de pilotos e equipes que participarão da temporada 2012 da Stock Car:
Red Bull Racing
Nome oficial: Red Bull Racing Brasil
Diretor técnico: Andreas Mattheis
Sede da oficina: Petrópolis (RJ)
Carro: Chevrolet Sonic
Posição no campeonato de 2011: 1º (251 pontos)
Pilotos: Cacá Bueno (RJ) e Daniel Serra (SP)
Eurofarma RC
Nome oficial: Eurofarma RC Competições
Diretor técnico: Rosinei Campos (Meinha)
Sede da oficina: Pinhais (PR)
Carro: Chevrolet Sonic
Posição no campeonato de 2011: 2º (231 pontos)
Pilotos: Ricardo Mauricio (SP) e Max Wilson (SP)
RCM Motorsport
Nome oficial: RCM Motorsport
Diretor técnico: André Bragantini
Sede da oficina: Pinhais (PR)
Carro: Chevrolet Sonic
Posição no campeonato de 2011: 3º (166 pontos)
Pilotos: Thiago Camilo (SP) e Lico Kaesemodel (PR)
Boettger Competições
Nome oficial: Itaipava Racing Team
Diretor técnico: Ereneu Boettger
Sede da oficina: Timbó (SC)
Carro: Peugeot 408
Posição no campeonato de 2011: 4º (138 pontos)
Pilotos: Luciano Burti (SP) e David Muffato (PR)
Officer ProGP
Nome oficial: Officer ProGP
Diretor técnico: Fábio Gaia
Sede da oficina: Petropólis (RJ)
Carro: Chevrolet Sonic
Posição no campeonato de 2011: 5º (135 pontos)
Pilotos: Duda Pamplona (RJ) e Vitor Meira (DF)
A. Mattheis Motorsport
Nome oficial: Shell Racing
Diretor técnico: Andreas Mattheis
Sede da oficina: Petrópolis (RJ)
Carro: Peugeot 408
Posição no campeonato de 2011: 6º (117 pontos)
Pilotos: Valdeno Brito (PB) e Alceu Feldmann (PR)
Medley Full Time
Nome oficial: Medley Full Time Sports
Diretor técnico: Maurício Ferreira
Sede da oficina: Cotia (SP)
Carro: Peugeot 408
Posição no campeonato de 2011: 7º (109 pontos)
Pilotos: Marcos Gomes (SP) e Xandinho Negrão (SP)
Vogel
Nome oficial: Vogel Motorsport
Diretor técnico: Mauro Vogel
Sede da oficina: Petrópolis (RJ)
Carro: Chevrolet Sonic
Posição no campeonato de 2011: 8º (105 pontos)
Pilotos: Allam Khodair (SP) e Denis Navarro (SP)
AMG Motorsports
Nome oficial: Mobil Super Pioneer
Diretor técnico: Thiago Meneghel
Sede da oficina: Americana (SP)
Carro: Chevrolet Sonic
Posição no campeonato de 2011: 9º (102 pontos)
Pilotos: Átila Abreu (SP) e Nonô Figueiredo (SP)
BMC Full Time
Nome oficial: Full Time BMC Racing
Diretor técnico: Maurício Ferreira
Sede da oficina: Cotia (SP)
Carro: Chevrolet Sonic
Posição no campeonato de 2011: nenhum
Pilotos: Tuka Rocha (SP) e Galid Osman (SP)
Hot Car
Nome oficial: Hot Car Competições
Diretor técnico: Amadeu Rodrigues
Sede da oficina: Cajamar (SP)
Carro: Chevrolet Sonic
Posição no campeonato de 2011: 11º (72 pontos)
Pilotos: Eduardo Leite (SP) e Diego Nunes (SP)
Gramacho RZ
Nome oficial: Gramacho/RZ Competições
Diretores técnicos: Alexandre Gramacho e Ricardo Zonta
Sede da oficina: Pinhais (PR)
Carro: Chevrolet Sonic
Posição no campeonato de 2011: 12º (70 pontos) (como Crystal Racing Team)
Pilotos: Ricardo Zonta (PR) e Popó Bueno (RJ)
Mico’s
Nome oficial: Prati-Donaduzzi Racing
Diretores técnicos: Pablo e Mico López
Sede da oficina: Toledo (PR)
Carro: Peugeot 408
Posição no campeonato de 2011: 13º (31 pontos)
Pilotos: Rodrigo Sperafico (PR) e Ricardo Sperafico (PR)
JF Racing
Nome oficial: Comprafacil.com JF Racing
Diretor técnico: Jorge Freitas
Sede da oficina: Petrópolis (RJ)
Carro: Peugeot 408
Posição no campeonato de 2011: 14º (20 pontos)
Pilotos: Antonio Pizzonia (AM) e Pedro Boesel (RJ)
Bassani Racing
Nome oficial: Bassani Racing
Diretor técnico: Eduardo Bassani
Sede da oficina: Itu (SP)
Carro: Peugeot 408
Posição no campeonato de 2011: 15º (17 pontos)
Pilotos: Giuliano Losacco (SP) e Felipe Maluhy (SP)
Carlos Alves Competições
Nome oficial: Carlos Alves Competições
Diretor técnico: Carlos Alves (Carlão)
Sede da oficina: Petrópolis (RJ)
Carro: Peugeot 408
Posição no campeonato de 2011: não disputou
Pilotos: Julio Campos (PR) e Rodrigo Navarro (SP)
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.
Para facilitar a vida do público e tornar a competição
mais atrativa à televisão, a Stock Car chega à temporada 2012 repleta de
mudanças em seu formato de disputa, principalmente no regulamento
esportivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário