23 de mar. de 2012

ESPECIAL INDY - Morte de Wheldon afasta categoria dos ovais

Em 2012, Indy terá menor número de provas em speedways desde sua 1ª temporada

Circuito de Fontana (IndyCar/Divulgação)

Quando foi criada por Tony George, em 1996, a atual Indy era uma categoria voltada exclusivamente a competições em ovais. Até 2004, 100% das etapas do calendário aconteciam em circuitos com curvas só para a esquerda.
A inclusão de provas em mistos começou gradativamente a partir do ano seguinte e, aos poucos, os pilotos tiveram que aprender cada vez mais a lidar com curvas à direita. De três etapas em 2005, o número subiu para quatro em 2006, cinco em 2007, sete nas duas temporadas seguintes, nove em 2010 e o recorde de dez no ano passado.

Com a trágica morte de Dan Wheldon no último GP de 2011, em Las Vegas, os ovais, que já vinham perdendo espaço, passaram a ser ainda mais contestados e considerados demasiadamente inseguros para competições de monopostos.
A Indy acusou o golpe e criou para este ano um calendário com o menor número de provas em ovais desde sua primeira temporada, em 96 (o campeonato daquele ano teve só três etapas, todas em ovais). Serão apenas cinco GPs nesse tipo de circuito, de um total de 16.
Os principais alvos da organização do campeonato foram os circuitos de 1,5 milha, como o de Las Vegas, onde aconteceu o acidente fatal de Wheldon. As pistas com essa extensão passaram a ser consideradas muito velozes, apertadas e, portanto, inseguras. Por isso, entre todas as etapas de 2012, apenas Texas possui tais características.
Entre os outros quatro ovais, dois são os chamados superspeedways, Indianápolis e Fontana. O primeiro recebe as tradicionais 500 Milhas, enquanto o segundo retorna ao calendário após sete anos, sediando o encerramento da temporada.
As duas pistas restantes são os ovais curtos de Milwaukee e Iowa. Ambos terão suas provas realizadas em sequência, no mês de junho.
GP na China e volta de Detroit são destaques entre os mistos
A ausência de mais provas em ovais fez com que a temporada 2012 da Indy esteja próxima a bater o recorde de GPs em circuitos mistos.
Serão 11 etapas nesse tipo de traçado, sendo oito em pistas de rua. A grande novidade é a estreia de uma corrida na China, em circuito urbano de aproximadamente 6,2 quilômetros de extensão montado na cidade de Qingdao. A prova está marcada para 19 de agosto.
Outro destaque é o retorno do traçado de rua de 3,3 quilômetros de Belle Isle, em Detroit. A pista, tradicional no calendário da antiga CART nos anos 90, sediou duas provas da atual Indy, em 2007 e 2008, e será reintegrada à categoria este ano.
O Brasil continua na rota do campeonato e terá uma etapa realizada em São Paulo pelo terceiro ano seguido. O traçado será o mesmo das edições anteriores, localizado na região do Anhembi e passando pelo sambódromo.
São Petersburgo (que fará a abertura), Long Beach, Toronto, Edmonton e Baltimore são as demais etapas urbanas. Os autódromos de Barber, Mid-Ohio e Sonoma são os únicos representantes entre os mistos permanentes.
Confira o calendário da temporada 2012 da Indy:
25/03 - São Peterburgo (circuito de rua)
01/04 - Barber (misto permanente)
15/04 - Long Beach (circuito de rua)
29/04 - São Paulo (circuito de rua)
27/05 - Indianápolis (oval longo)
03/06 - Detroit (circuito de rua)
09/06 - Texas (oval médio)
16/06 - Milwaukee (oval curto)
23/06 - Iowa (oval curto)
08/07 - Toronto (circuito de rua)
22/07 - Edmonton (circuito de rua)
05/08 - Mid-Ohio (misto permanente)
19/08 - Qingdao (circuito de rua)
26/08 - Sonoma (misto permanente)
02/09 - Baltimore (circuito de rua)
15/09 - Fontana (oval longo)
Fonte: tazio
Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: