Companhia de Craig Pollock visa fornecer propulsores para a F1 a partir da temporada de 2014
A empresa de motores Pure, do empresário Craig Pollock, que já foi responsável pela carreira de Jacques Villeneuve e um dos fundadores da antiga equipe BAR, irá se mudar para as instalações da Toyota Motorsports, em Colônia, na Alemanha, em uma parceria com a montadora japonesa.
A Pure está operando até o momento em uma base na França e planeja estrear na F1 como fornecedora de motores em 2014, quando a categoria mudará o seu regulamento para propulsores V6 turbo.
Em entrevista ao site da revista inglesa AUTOSPORT, Pollock confirmou a mudança para Colônia, onde a equipe de F1 da Toyota operava e hoje a montadora mantém um centro de pesquisa de alto desempenho que desenvolveu recentemente o seu modelo TS030, que irá competir no Mundial de Endurance com uma tecnologia híbrida.
“A situação é que assinamos um acordo exclusivo com o TMG [Toyota Motorsport GmbH]. Foi assinado há algum tempo e a Toyota está preparando o complexo ligado às melhores bancadas de testes para montar as unidades. Então, podemos basicamente ter todas as partes que estamos fabricando entregues em nossa linha de montagem para que os protótipos possam ser construídos na fábrica da Toyota, que vai se tornar uma instalação da Pure.”
Pollock explicou que a parceria faz sentido para economizar tempo à sua empresa na preparação dos motores até eles irem à pista.
“O motivo é bem simples. Obviamente adoraríamos construir tudo em nossa fábrica e construir a nossa própria bancada de testes. Existe um fator de custo e de tempo. Mas o principal motivo é o tempo, pois construir qualquer coisa nesta escala e construir uma bancada de testes levaria pelo menos um ano e meio até estar tudo pronto e calibrado.”
“Acho que a Toyota tem as melhores bancadas do mundo para um motor de F1. Eles têm a mais atualizada e tantas que era óbvio seguir neste caminho, pois temos que estar prontos na bancada no final de julho.”
O empresário disse que a sede principal da Pure continuará sendo na França, enquanto apenas as equipes de design e da linha de montagem irão para Colônia.
Fonte: Tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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