Fotos: Divulgação
Com melhorias estruturais, clássicos podem se tornar aptos para encarar o trânsito cotidiano das grandes metrópoles
por Túlio Moreira
A preparadora 12VoltBoost quer desmistificar a máxima de carros antigos
precisam ser guardados em museus ou coleções particulares para
permanecerem conservados. A ideia é customizar clássicos de décadas
passadas e prepará-los para enfrentar as ruas – diariamente. O primeiro
produto desta nova tendência é um exemplar 1979 da Ford F-100, que
ganhou modificações estruturais para aguentar o batente cotidiano.
Para se tornar apta para as ruas novamente, a picape dos anos 70 recebeu
uma série de melhorias e mudanças. A caixa de câmbio e a relação de
diferencial foram trocadas pelo conjunto do Maverick GT. O sistema de
ignição por meio do platinado deu lugar à ignição eletrônica. Rolamentos
de rodas, freios, embreagem e radiador também foram substituídos. A
suspensão foi rebaixada em 10 cm e molas e ganhou molas e amortecedores
novos.
O motor OHC 2.3 litros foi mantido, após passar por uma retificação. O
propulsor foi lançado em 1974 e utilizado pela Ford até 1989. A premissa
era oferecer uma motorização mais eficiente para o dia-a-dia, no lugar
dos imponentes – e beberrões – motores V8 que dominavam entre as picapes
norte-americanas daquele tempo. Nos EUA, o OHC 2.3 também esteve
presente em modelos como Mustang e Thunderbird.
Por fora, o toque de customização ficou a cargo da adição da grade
dianteira da F-100 norte-americana de 1967, pintada em tom grafite. A
grade recebeu faróis com lentes fumê e setas com iluminação por leds. No
interior, o destaque fica por conta dos bancos revestidos em couro
caramelo, inspirados pelo Mustang dos anos 1960. O volante em alumínio
completa o aspecto nostálgico e original da picape.
A 12VoltBoost levou um ano para deixar a F-100 1979 apta para encarar o
trânsito intenso das grandes metrópoles do século 21. De acordo com o
engenheiro Wladimir Dias, que comanda a preparadora e transformou a
picape em seu carro de uso diário, as antiguidades sob rodas não estão
mais condenadas à exibição estática entre quatro paredes.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário