Fernando Alonso aproveitou o dia atribulado da favorita
Mclaren para levar a Ferrari a uma surpreendente vitória no GP da
Malásia, dadas as dificuldades apresentadas pela equipe italiana neste
início de temporada.
Mas o grande nome deste domingo foi o mexicano Sergio Pérez, que, em brilhante atuação, colocou a Sauber em um não menos inesperado segundo lugar.
O mexicano chegou a disputar a vitória com o bicampeão espanhol durante boa parte da corrida, mas um erro na 51ª lhe tirou as chances da vitória. Ainda assim, Pérez fez história ao conquistar o primeiro pódio de um mexicano da F1 desde o GP da Holanda de 1971, com Pedro Rodríguez.
Em tarde apagada, o pole position Lewis Hamilton completou em terceiro, seguido por Mark Webber e Kimi Raikkonen.
O brasileiro Bruno Senna teve uma atuação de destaque com a Williams, fazendo várias ultrapassagens e chegando à sexta posição. Com isso, ele marcou os primeiros oito pontos do time inglês no campeonato, mais do que a equipe havia marcado durante toda a campanha de 2011.
Sebastian Vettel e Jenson Button terminaram fora da zona de pontos, ambos por coincidentemente se enroscarem com a HRT de Narain Karthikeyan.
Felipe Massa teve mais uma apresentação ruim e completou em um longínquo 15º lugar, a mais de 1min30s do companheiro.
Chuva dá as caras nas primeiras voltas e provoca paralisação da prova
Minutos antes do início da segunda etapa da temporada 2012 da F1, uma chuva fina começou a cair sobre o circuito de Sepang, fazendo com que os pilotos largassem com pneus intermediários.
Lewis Hamilton evitou o erro da Austrália e bloqueou o companheiro de McLaren, Jenson Button, na primeira curva, garantindo a liderança. Romain Grosjean fez uma grande arrancada e pulou para terceiro, mas logo foi superado por Mark Webber e Michael Schumacher.
Ao dividir a curva 4 com o heptacampeão, o francês da Lotus tocou o carro da Mercedes e os dois rodaram, caindo para o fim do pelotão. Poucas voltas depois, Grosjean escaparia sozinho da pista na curva 6 e ficaria atolado na brita, abandonando mais uma corrida logo no começo.
No fim da primeira passagem, Pérez anteviu o aumento da chuva e foi para os boxes colocar pneus para pista extremamente molhada. Bruno Senna, que largou mal, também adotou a mesma tática.
Pérez voltou bem mais rápido que qualquer outro na pista, mostrando o acerto da estratégia, mas os líderes só seguiram a tática da Sauber a partir do quinto giro, possibilitando ao piloto da escuderia suíça aparecer em terceiro quando todos já haviam parado.
Na sétima volta, a pista ficou demasiadamente encharcada e o carro de segurança entrou em ação. Duas passagens depois, a direção de prova decidiu acionar a bandeira vermelha.
Após 51 minutos, corrida é retomada
Depois de longos 51 minutos de espera, os comissários concluíram que, embora ainda molhado, o asfalto de Sepang voltava a ter condições de receber a corrida. Com isso, o GP foi retomado atrás do safety car.
Após mais cinco voltas com o carro de segurança presente, os competidores receberam enfim a luz verde. A maioria optou por relargar com pneus de chuva forte, mas a pista se mostrou melhor para os intermediários e logo os boxes ficaram movimentados de novo.
Em sua parada, o líder Hamilton perdeu tempo ao ter de esperar três carros passarem pelo pitlane e foi superado por Alonso. O espanhol, que já havia ultrapassado Webber para assumir o terceiro lugar, ganhou com isso a liderança da prova, seguido por Button e Pérez. O pole voltou em quarto.
Àquela altura, quem parecia ter a corrida nas mãos era Button, mas o vencedor do GP da Austrália cometeu um erro incomum para seu estilo, ao tentar uma manobra afoita de ultrapassagem sobre a HRT de Narain Karthikeyan.
Com Button fora da disputa, o bicampeão espanhol passou a mostrar ritmo sólido e abrir vantagem. Pérez também apresentava rendimento competitivo, desgarrando-se de Hamilton e passando a perseguir o líder.
Quando a diferença entre os dois primeiros colocados chegou a 7s, o carro da Sauber começou a ter melhor desempenho com pneus desgastados e Pérez iniciou uma rápida reaproximação, tirando quase um segundo a cada passagem pela linha de chegada. Na 39ª volta, o mexicano já estava colado em Alonso.
Naquele momento, Daniel Ricciardo fez a volta mais rápida da pista com pneus de pista seca, sendo cinco segundo mais rápido que os competidores com intermediários.
A Ferrari detectou rapidamente a situação e mandou Alonso aos boxes para colocar compostos slick, enquanto Pérez seguiu na pista por mais uma volta. A estratégia foi crucial para deixar o asturiano com nova vantagem de 7s1 na liderança quando o mexicano fez sua terceira parada.
Mas o ritmo do C31 ficou ainda melhor com os compostos duros da Pirelli e Pérez passou a baixar em mais de 1s por volta a diferença, até colar de vez a sete giros do fim.
Pelo rádio, o engenheiro da Sauber pedia desesperadamente para que o jovem tomasse cuidado na disputa e Pérez acusou a pressão uma volta depois, ao escapar sozinho na curva 13.
Alonso respirou aliviado e rumou tranquilo para a 28ª vitória de sua carreira, isolando-se como quinto maior vencedor da história da F1.
Pérez, que é cotado para dividir os boxes da Ferrari com o espanhol em 2013, pôde celebrar seu primeiro pódio na categoria. Ofuscado, Hamilton cruzou em terceiro.
Kimi Raikkonen ainda teve tempo de anotar sua 36ª volta mais rápida em corrida, para completar em quinto, atrás de Mark Webber.
Depois de passar por várias disputas por posição, Bruno Senna terminou em sexto, seu melhor resultado na carreira. Paul di Resta, Jean-Éric Vergne, Nico Hulkenberg e Michael Schumacher completaram a lista dos dez primeiros. Com o décimo lugar, o heptacampeão registrou o primeiro e solitário ponto da Mercedes na temporada.
A próxima etapa da F1 será em 15 de abril, na China.
GP da Malásia – classificação final:
1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 56 voltas em 2h44min51s812
2º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s263
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 14s591
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 17s688
5º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 29s456
6º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), a 37s667
7º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 44s412
8º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 46s985
9º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 47s892
10º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 49s996
11º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 1min15s527
12º. Daniel Ricciardo (ITA/Toro Rosso-Ferrari), a 1min16s800
13º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1min18s500
14º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1min19s700
15º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min37s300
16º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), a 1 volta
17º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), a 1 volta
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a 1 volta
19º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 2 voltas
20º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), a 2 voltas
21º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), a 2 voltas
22º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), a 2 voltas
Não completaram:
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Petronas), abandonou na volta 47
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), abandonou na volta 4
Mas o grande nome deste domingo foi o mexicano Sergio Pérez, que, em brilhante atuação, colocou a Sauber em um não menos inesperado segundo lugar.
O mexicano chegou a disputar a vitória com o bicampeão espanhol durante boa parte da corrida, mas um erro na 51ª lhe tirou as chances da vitória. Ainda assim, Pérez fez história ao conquistar o primeiro pódio de um mexicano da F1 desde o GP da Holanda de 1971, com Pedro Rodríguez.
Em tarde apagada, o pole position Lewis Hamilton completou em terceiro, seguido por Mark Webber e Kimi Raikkonen.
O brasileiro Bruno Senna teve uma atuação de destaque com a Williams, fazendo várias ultrapassagens e chegando à sexta posição. Com isso, ele marcou os primeiros oito pontos do time inglês no campeonato, mais do que a equipe havia marcado durante toda a campanha de 2011.
Sebastian Vettel e Jenson Button terminaram fora da zona de pontos, ambos por coincidentemente se enroscarem com a HRT de Narain Karthikeyan.
Felipe Massa teve mais uma apresentação ruim e completou em um longínquo 15º lugar, a mais de 1min30s do companheiro.
Chuva dá as caras nas primeiras voltas e provoca paralisação da prova
Minutos antes do início da segunda etapa da temporada 2012 da F1, uma chuva fina começou a cair sobre o circuito de Sepang, fazendo com que os pilotos largassem com pneus intermediários.
Lewis Hamilton evitou o erro da Austrália e bloqueou o companheiro de McLaren, Jenson Button, na primeira curva, garantindo a liderança. Romain Grosjean fez uma grande arrancada e pulou para terceiro, mas logo foi superado por Mark Webber e Michael Schumacher.
Ao dividir a curva 4 com o heptacampeão, o francês da Lotus tocou o carro da Mercedes e os dois rodaram, caindo para o fim do pelotão. Poucas voltas depois, Grosjean escaparia sozinho da pista na curva 6 e ficaria atolado na brita, abandonando mais uma corrida logo no começo.
No fim da primeira passagem, Pérez anteviu o aumento da chuva e foi para os boxes colocar pneus para pista extremamente molhada. Bruno Senna, que largou mal, também adotou a mesma tática.
Pérez voltou bem mais rápido que qualquer outro na pista, mostrando o acerto da estratégia, mas os líderes só seguiram a tática da Sauber a partir do quinto giro, possibilitando ao piloto da escuderia suíça aparecer em terceiro quando todos já haviam parado.
Na sétima volta, a pista ficou demasiadamente encharcada e o carro de segurança entrou em ação. Duas passagens depois, a direção de prova decidiu acionar a bandeira vermelha.
Após 51 minutos, corrida é retomada
Depois de longos 51 minutos de espera, os comissários concluíram que, embora ainda molhado, o asfalto de Sepang voltava a ter condições de receber a corrida. Com isso, o GP foi retomado atrás do safety car.
Após mais cinco voltas com o carro de segurança presente, os competidores receberam enfim a luz verde. A maioria optou por relargar com pneus de chuva forte, mas a pista se mostrou melhor para os intermediários e logo os boxes ficaram movimentados de novo.
Em sua parada, o líder Hamilton perdeu tempo ao ter de esperar três carros passarem pelo pitlane e foi superado por Alonso. O espanhol, que já havia ultrapassado Webber para assumir o terceiro lugar, ganhou com isso a liderança da prova, seguido por Button e Pérez. O pole voltou em quarto.
Àquela altura, quem parecia ter a corrida nas mãos era Button, mas o vencedor do GP da Austrália cometeu um erro incomum para seu estilo, ao tentar uma manobra afoita de ultrapassagem sobre a HRT de Narain Karthikeyan.
Com Button fora da disputa, o bicampeão espanhol passou a mostrar ritmo sólido e abrir vantagem. Pérez também apresentava rendimento competitivo, desgarrando-se de Hamilton e passando a perseguir o líder.
Quando a diferença entre os dois primeiros colocados chegou a 7s, o carro da Sauber começou a ter melhor desempenho com pneus desgastados e Pérez iniciou uma rápida reaproximação, tirando quase um segundo a cada passagem pela linha de chegada. Na 39ª volta, o mexicano já estava colado em Alonso.
Naquele momento, Daniel Ricciardo fez a volta mais rápida da pista com pneus de pista seca, sendo cinco segundo mais rápido que os competidores com intermediários.
A Ferrari detectou rapidamente a situação e mandou Alonso aos boxes para colocar compostos slick, enquanto Pérez seguiu na pista por mais uma volta. A estratégia foi crucial para deixar o asturiano com nova vantagem de 7s1 na liderança quando o mexicano fez sua terceira parada.
Mas o ritmo do C31 ficou ainda melhor com os compostos duros da Pirelli e Pérez passou a baixar em mais de 1s por volta a diferença, até colar de vez a sete giros do fim.
Pelo rádio, o engenheiro da Sauber pedia desesperadamente para que o jovem tomasse cuidado na disputa e Pérez acusou a pressão uma volta depois, ao escapar sozinho na curva 13.
Alonso respirou aliviado e rumou tranquilo para a 28ª vitória de sua carreira, isolando-se como quinto maior vencedor da história da F1.
Pérez, que é cotado para dividir os boxes da Ferrari com o espanhol em 2013, pôde celebrar seu primeiro pódio na categoria. Ofuscado, Hamilton cruzou em terceiro.
Kimi Raikkonen ainda teve tempo de anotar sua 36ª volta mais rápida em corrida, para completar em quinto, atrás de Mark Webber.
Depois de passar por várias disputas por posição, Bruno Senna terminou em sexto, seu melhor resultado na carreira. Paul di Resta, Jean-Éric Vergne, Nico Hulkenberg e Michael Schumacher completaram a lista dos dez primeiros. Com o décimo lugar, o heptacampeão registrou o primeiro e solitário ponto da Mercedes na temporada.
A próxima etapa da F1 será em 15 de abril, na China.
GP da Malásia – classificação final:
1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 56 voltas em 2h44min51s812
2º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s263
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 14s591
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 17s688
5º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 29s456
6º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), a 37s667
7º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 44s412
8º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 46s985
9º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 47s892
10º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 49s996
11º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 1min15s527
12º. Daniel Ricciardo (ITA/Toro Rosso-Ferrari), a 1min16s800
13º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1min18s500
14º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1min19s700
15º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min37s300
16º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), a 1 volta
17º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), a 1 volta
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a 1 volta
19º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 2 voltas
20º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), a 2 voltas
21º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), a 2 voltas
22º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), a 2 voltas
Não completaram:
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Petronas), abandonou na volta 47
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), abandonou na volta 4
Fonte:tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário