25 de fev. de 2012

Nascar:Buescher herda vitória após acidente na volta final

Favoritos bateram na última curva e abriram caminho para 1º triunfo do americano

James Buescher celebra vitória na prova de Daytona da Nationwide (Divulgação/Nascar)
Um acidente múltiplo na saída da última curva definiu James Buescher como vencedor das 300 Milhas de Daytona da Nationwide Series, segunda divisão da Nascar.
A prova de abertura da temporada foi realizada na tarde deste sábado e teve como pole position a ex-Indy Danica Patrick. A piloto fez história ao se tornar a segunda mulher na história de todas as divisões nacionais da categoria a largar da posição de honra do grid.

Logo no começo da prova, os pilotos iniciaram o contestado procedimento de bumpdrafts (ação de encostar o bico na traseira do carro à frente, impulsionando o competidor e proporcionando um aumento de velocidade para ambos), formando diversas duplas pelas 2,5 milhas do superspeedway.
Engolida pelo pelotão, Danica começou a reclamar pelo rádio que não conseguia realizar o bumpdraft com nenhum outro competidor adequadamente. Inexperiente nesse tipo de procedimento, a piloto pagou o preço quando Cole Whitt se aproximou para impulsioná-la. A piloto hesitou e perdeu o controle do carro quando recebeu o toque, indo parar no muro. O carro #7 ficou destruído na parte dianteira e os mecânicos passaram quase 50 voltas para repará-lo.
O acidente da pole position acionou a segunda de um total de sete bandeiras amarelas da noite. A mais longa delas foi a penúltima, causada por um big one que envolveu quase 20 carros, na 108ª de um total de 120 voltas.
Com oito giros restantes, a pista foi liberada novamente e os irmãos Kurt e Kyle Busch estavam na liderança, andando em dupla.
Outra intervenção do carro de segurança, logo na passagem seguinte, deixou os irmãos seguros na ponta até a penúltima volta, quando a bandeira verde foi retomada de forma definitiva.
A partir de então, o que se viu foi uma briga acirrada entre os irmãos Busch, Ricky Stenhouse Jr, Tony Stewart e Elliot Sadler pela vitória.
Os cinco competidores abriram a volta derradeira muito próximos e, nas curvas 3 e 4, Kyle e Kurt acabaram espremendo os rivais no muro externo, provocando novo acidente.
Como já não dava tempo de outra amarela, Buescher, que jamais estivera na luta direta pela vitória, herdou o primeiro lugar e cruzou para conquistar seu primeiro triunfo na Nascar, contando todas as divisões. O americano é companheiro de Nelsinho Piquet e Miguel Paludo na Truck Series, terceira divisão, defendendo a equipe Turner.
Sadler conseguiu escapar sem grandes danos do enrosco final e terminou em segundo, formando uma dobradinha da Chevrolet. Brad Keselowski levou o carro da Dodge ao terceiro lugar. Stewart conseguiu se arrastar para chegar em oitavo, duas posições à frente de Kurt Busch. Kyle foi o mais prejudicado, terminando em 18º.
Neste domingo, o tradicional oval sedia a abertura da temporada da classe principal da Nascar, a Sprint Cup. As 500 Milhas de Daytona começam às 14h (de Brasília). Carl Edwards é o pole.

Fonte: tazio
 Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: