Paludo lidera maior parte da corrida, mas bate a 17 voltas do fim; Piquet também abandona
Tudo caminhava para uma sexta-feira histórica para o
automobilismo brasileiro na Truck Series, divisão da Nascar, com Miguel
Paludo e Nelsinho Piquet largando na primeira fila e disputando a
vitória até a parte final das 250 Milhas de Daytona, prova de abertura
da temporada 2012.
Porém, os dois pilotos do país acabaram se envolvendo em acidentes nas últimas voltas, deixando a primeira vitória de suas carreiras na categoria escapar.
John King, da Red Horse, se aproveitou dos vários problemas com rivais para triunfar na prova no tradicional circuito oval americano. A segunda posição ficou com Timothy Peters, seguido por Ron Hornaday, Jason White e Todd Bodine.
Paludo foi um dos principais nomes da prova. Largando na pole position, ele seguiu na liderança até a 47ª volta, quando a equipe Turner Motorsports fez uma manobra para que o companheiro do brasileiro, James Buescher, assumisse a ponta por algum tempo para garantir o ponto extra na classificação geral.
Enquanto isso, Piquet, também da Turner, fazia uma corrida discreta, sempre na parte intermediária do pelotão após ter perdido várias posições nas voltas iniciais.
Paludo recuperou a ponta após nova troca com o companheiro, na 55ª volta, e mostrava muita segurança no ritmo ao comandar o pelotão, mas uma bandeira amarela no giro 61 começaria a mudar a história da corrida.
Buescher voltou na frente, com o piloto gaúcho em segundo, após a bateria de pitstops. Piquet conseguiu uma boa recuperação e pulou para a ponta na relargada, com seus companheiros Paludo e Buescher em seguida.
Mas a noite perfeita da Turner começou a desmoronar na volta 83 das 100 programadas para a prova. Jason White partia para o ataque pela linha de fora tentando desafiar o trio da Turner quando Paludo perdeu o controle do seu carro na saída da curva três e bateu forte de frente no muro da parte interna do traçado.
White assumiu a liderança na bandeira amarela, com Piquet em segundo. Na bandeira verde, o brasileiro perdeu ritmo ao ficar na parte de fora do traçado e caiu para 23º. A partir deste momento, White passou a disputar a ponta com Johnny Sauter e Jonh King.
Sauter parecida tomar controle da situação, até que receber um toque de King, já na segunda prorrogação ao final da prova, e bateu de frente no muro de fora, fazendo com que vários carros que vinham atrás, inclusive Nelsinho Piquet, se envolvessem no acidente.
A prova foi interrompida com bandeira vermelha por alguns minutos para limpeza da pista. Na volta, King estava na ponta, com Todd Bodine em segundo, para o início da terceira e última prorrogação.
Nova relargada e o líder chegou a receber a bandeira branca para abrir a última volta quando Buescher tocou em Joey Coulter, que ao bater no muro acabou capotando. O novo acidente decretou o final da corrida e deu a vitória a King.
A próxima etapa da Nascar Truck Series acontece no dia 31 de março, no circuito de Martinsville. No próximo domingo, a divisão principal, a Sprint Cup, abre a sua temporada com as 500 Milhas de Daytona.
Porém, os dois pilotos do país acabaram se envolvendo em acidentes nas últimas voltas, deixando a primeira vitória de suas carreiras na categoria escapar.
John King, da Red Horse, se aproveitou dos vários problemas com rivais para triunfar na prova no tradicional circuito oval americano. A segunda posição ficou com Timothy Peters, seguido por Ron Hornaday, Jason White e Todd Bodine.
Paludo foi um dos principais nomes da prova. Largando na pole position, ele seguiu na liderança até a 47ª volta, quando a equipe Turner Motorsports fez uma manobra para que o companheiro do brasileiro, James Buescher, assumisse a ponta por algum tempo para garantir o ponto extra na classificação geral.
Enquanto isso, Piquet, também da Turner, fazia uma corrida discreta, sempre na parte intermediária do pelotão após ter perdido várias posições nas voltas iniciais.
Paludo recuperou a ponta após nova troca com o companheiro, na 55ª volta, e mostrava muita segurança no ritmo ao comandar o pelotão, mas uma bandeira amarela no giro 61 começaria a mudar a história da corrida.
Buescher voltou na frente, com o piloto gaúcho em segundo, após a bateria de pitstops. Piquet conseguiu uma boa recuperação e pulou para a ponta na relargada, com seus companheiros Paludo e Buescher em seguida.
Mas a noite perfeita da Turner começou a desmoronar na volta 83 das 100 programadas para a prova. Jason White partia para o ataque pela linha de fora tentando desafiar o trio da Turner quando Paludo perdeu o controle do seu carro na saída da curva três e bateu forte de frente no muro da parte interna do traçado.
White assumiu a liderança na bandeira amarela, com Piquet em segundo. Na bandeira verde, o brasileiro perdeu ritmo ao ficar na parte de fora do traçado e caiu para 23º. A partir deste momento, White passou a disputar a ponta com Johnny Sauter e Jonh King.
Sauter parecida tomar controle da situação, até que receber um toque de King, já na segunda prorrogação ao final da prova, e bateu de frente no muro de fora, fazendo com que vários carros que vinham atrás, inclusive Nelsinho Piquet, se envolvessem no acidente.
A prova foi interrompida com bandeira vermelha por alguns minutos para limpeza da pista. Na volta, King estava na ponta, com Todd Bodine em segundo, para o início da terceira e última prorrogação.
Nova relargada e o líder chegou a receber a bandeira branca para abrir a última volta quando Buescher tocou em Joey Coulter, que ao bater no muro acabou capotando. O novo acidente decretou o final da corrida e deu a vitória a King.
A próxima etapa da Nascar Truck Series acontece no dia 31 de março, no circuito de Martinsville. No próximo domingo, a divisão principal, a Sprint Cup, abre a sua temporada com as 500 Milhas de Daytona.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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