15 de fev. de 2012

Mil Milhas-A disputa das independentes do WEC por Lucas Santochi

Protótipo Lola-Toyota da equipe Rebellion Racing (Jorge Sá)

Além de Audi e Toyota, o Mundial de Endurance (WEC) de 2012 terá mais cinco carros competindo na classe LMP1: são as equipes privadas.
Não se espera que nenhuma delas consiga superar os times de fábrica, especialmente os alemães, mas elas devem protagonizar uma disputa bastante interessante.

A Rebellion Racing irá disputar o campeonato com dois protótipos Lola B12/60 Coupé – Toyota. O time suíço foi o grande destaque entre os times privados em 2011, conquistando o título da Le Mans Series e a terceira colocação na Intercontinental Le Mans Cup, atrás somente de Audi e Peugeot.
Alexandre Pesci é o chefe da equipe, que terá entre os seus pilotos o ex-F1 Nick Heidfeld, correndo ao lado de Neel Jani e Nicolas Prost no carro #12. Jeroen Bleekemolen, Andrea Belicchi e Harold Primat estarão no #13.
A OAK alinhará o seu protótipo que tem como base o Pescarolo 01 com motor Judd. A equipe francesa já foi tema de uma coluna aqui na Mil Milhas.
Em 2011, o time sediado e Le Mans não conseguiu grandes resultados. A prioridade foi a classe LMP2, da qual foi vice-campeã da ILMC, e terminou com uma quinta posição nas 24 Horas de Le Mans. Na LMP1, a OAK não participou de todas as etapas e terminou com o quinto lugar entre os times privados da ILMC.
Este ano, a OAK também se dividirá entre as duas classes e investe forte em seu projeto de desenvolvimento de seu próprio carro. A equipe ainda não divulgou os seus pilotos.
A terceira competidora é um dos nomes mais conhecidos do endurance e também já foi protagonista de uma coluna por aqui: a Pescarolo.
A inscrição da equipe para o WEC foi até uma surpresa, devido aos problemas financeiros que enfrenta há alguns anos. O time levará para a pista o Pescarolo 03, protótipo que usará a base do mal sucedido Aston Martin AMR-One, que foi abandonado no final do ano passado depois da falta de resultados.
Henri Pescarolo afirma que está investindo no desenvolvimento aerodinâmico e promete que o carro terá uma cara bastante diferente em 2012. Ele usará o motor Judd. O trio formado por Emmanuel Collard, Jean-Christophe Boullion e Julien Jousse será responsável por conduzir o caror.
A equipe francesa também terá um segundo protótipo nas 6 Horas de Spa e nas 24 Horas de Le Mans desenvolvido pela tradicional construtora japonesa Dome, que está financiando o projeto. Nicolas Minassian, Sébastien Bourdais e um terceiro piloto japonês que ainda será anunciado irão pilotar o carro.
As duas últimas competidoras da LMP1 vêm da Grã Bretanha e competirão com protótipos HPD ARX 03a desenvolvidos pela Honda em sua base de alto desempenho na Califórnia, nos Estados Unidos.
O novo carro da HPD (Honda Performance Development) foi projetado pela Wirth Research e tem uma versão para a LMP1, com motor V8 de 3,4 litros, e outra para a LMP2, V6 de 2,8 litros. Será uma das atrações, pelo menos no começo da temporada, e serão levados à pista pela Strakka Racing e a JRM, que terão apoio oficial.
A Strakka oficializou a sua inscrição para a classe LMP1, depois de ser vice-campeã da Le Mans Series em 2011 na LMP2.
O time nasceu em 2007, fundado pelo piloto Nick Leventis, e começou competindo na classe GT. Em 2009, eles correram na LMP1 da LMS com um Ginetta-Zytek GZ09S. No ano seguinte, o time se tornou o primeiro da história da competição a conseguir uma vitória na geral com um carro da LMP2, na Hungria.
Os pilotos Nick Leventis, Danny Watts e Jonny Kane foram mantidos pela para a temporada 2012.
A JRM estreia nas competições da ACO este ano. O time foi campeão do FIA GT1 em 2011 correndo com um Nissan GT-R, mas preferiu se transferir para o WEC nesta temporada. A equipe correrá com o trio formado por David Brabham, Karun Chandhok e Peter Dumbreck.
Na semana que vem, vamos destacar as equipes da classe LMP2 do WEC.
Notas
- A Toyota completou a sua equipe de pilotos que irá competir em 2012 com o seu protótipo TS030 híbrido. Enquanto Alexander Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima irão correr no Mundial, Anthony Davidson, ex-piloto da Peugeot, e Sébastien Buemi, ex-Toro Rosso e atual reserva da Red Bull na F1, se juntarão ao japonês Hiroaki Ishiura, piloto da Super GT, no carro que andará apenas nas 24 Horas de Le Mans.
- A americana Starworks Motorsport, que correrá na classe LMP2 do WEC, anunciou a contratação do piloto Stephane Sarrazin, que corria pelo time de fábrica da Peugeot.
- Também na LMP2, Signatech anunicou a renovação do contrato de Franck Mailleux para 2012, com quem conquistou o título da classe na ILMC na última temporada.
Fonte: blog/mil-milhas/
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/blog/mil-milhas/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: