20 de fev. de 2012

Mercado-Montadoras recorrem aos hits do verão

Fiat vai de Michel Teló e Ford recruta Claudia Leitte para aumentar as vendas
Ricardo Sant'Anna
Fiat
No embalo do verão, Fiat contratou Michel Teló e estima ter atingido 100 milhões de pessoas com a campanha
Nossa! Nossa! Assim você me mata. Certamente você já se pegou cantando algum verso da música do cantor paranaense Michel Teló, seja numa festa de família ou no trânsito indo ao trabalho. Goste ou não de sertanejo, fato é que o hit com quase 200 milhões de visualizações no YouTube se tornou sensação no mundo inteiro. E chegou aos ouvidos dos altos executivos da Fiat, montadora que escolheu Michel como seu mais novo garoto-propaganda.

“A popularidade dele é indiscutível. Ele é um artista que está em evidência no mundo inteiro com a música que é o maior sucesso do verão”, rasga elogios o diretor de publicidade e marketing da montadora italiana, João Batista Ciaco. Segundo ele, a imagem do cantor seria ideal para aliar ao novo Uno, um dos modelos mais vendidos da marca no Brasil. “O apelo do Michel vai muito além da classe C. Graças à internet, a música dele chegou a todos os níveis sociais.


Fiat
De acordo com Ciaco, com o crescimento do poder de compra, a nova classe C é imprescindível para qualquer grande marca. A campanha de Teló conta com três comerciais veiculados na internet e televisão, além de um site específico. Nele, os internautas gravam vídeos dançando o hit ‘Ai se eu te pego’ e tem suas imagens mixadas com as do novo Uno.

A Ford também recorreu a um cantor, ou melhor, uma cantora identificada com o verão. A baiana Claudia Leitte estrela a campanha de preços do Fiesta. “A gente precisava de alguém que desse um upgrade musical em um restaurante sem glamour e com um sofrível tecladista”, explica Fábio Brandão, diretor de criação da agência responsável pelo comercial, a JWT. No filme, a conta aparece por alguns segundos com uma mega promoção que anima o clima no restaurante.

Para Brandão, a propaganda com Claudia Leitte ganha forças por ser veiculada no período de carnaval, mês que em que a cantora se mantém em evidência na mídia. Não é a primeira vez que a Ford contrata uma musa, antes foi a vez de Déborah Secco, que estrelou ao lado do lutador Anderson Silva. “Cada uma das ações teve seu motivo e, na verdade, nem tão alinhavado com um perfil específico”, completa o diretor.

Ford
Claudia Leitte faz show em restaurante brega para divulgar o Ford Fiesta
4 perguntas para Marcelo Reis, vice-presidente de criação da agência Leo Burnett Tailor Made, responsável pela campanha de Michel Teló para a Fiat

Por que escolher o Michel Teló como garoto-propaganda?
Ele talvez seja o maior fenômeno musical brasileiro dos últimos anos. As pessoas tem mania de dizer que Michel Teló é brega, mas ele é pop. E não tem mal nenhum em ser pop e conquistar o mundo. Ou vai me dizer que só existe valor em ser reconhecido dentro e fora do Brasil se for um artista sofisticado? Que preconceito bobo.

Qual o objetivo da Fiat de recorrer a uma personalidade famosa entre a classe C?
Se Michel Teló é classe C, o Brasil inteiro é classe C. E podemos incluir aí metade da América Latina e vários países da Europa. As pessoas da classe A tendem a rejeitar e rebaixar sucessos estrondosos que não vêm de personalidades sofisticadas. Por que a gente tem orgulho de ouvir Garota de Ipanema tocando num bar na Europa, mas tem vergonha de ouvir Michel Teló ou Kaoma? O Brasil ia ganhar muito mais tendo orgulho e incentivando as nossas Shakiras, Beyoncés, nossos Ricky Martins, Justin Biebers etc.
A Fiat vai apostar em outras personalidades como o Michel Teló? Se oportunidades surgirem, vamos aproveitá-las com o maior prazer. A internet tem provado que só o que é divertido, interessante, emocionante e de qualidade se espalha e vira assunto num jantar de família. O importante é que ninguém gosta de ver comercial chato e puramente informativo. Mas a propaganda divertida e que respeita a inteligência das pessoas todo mundo ama e repassa para os amigos. É possível medir algum retorno com essa campanha? Claro que sim. Nossa estimativa de alcance, na TV, é de mais de 100 milhões de pessoas. E o melhor foi o resultado de vendas. Quando a Fiat colocou a campanha no ar, estava em terceiro lugar no mês. E agora, já retomou a liderança que, por sinal, é dela por 10 anos. O filme de Michel Teló foi visto quase 1 milhão e trezentas mil vezes na internet. Fonte:revistaautoesporte
Disponível no(a): http://revistaautoesporte.globo.com/
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