23 de fev. de 2012

Indústria : Incêndio na FF reavive polêmica na Ferrari

Foto: Reprodução
Incêndio na FF reavive polêmica na Ferrari
O caso faz lembrar as dez Ferrari 458 Italia que pegaram fogo em 2010

por Alyne Bittencourt

A Ferrari FF, o primeiro modelo da marca italiana a ter tração nas quatro rodas, usa um sistema exclusivo de tração, chamado de 4RM, que é 50% mais leve que um sistema de tração integral tradicional. A FF também é equipada com um motor 6.2 V12 que gera 660 cv. Tudo isso virou fumaça na cidade chinesa de Xangai, quando uma unidade da Ferrari FF entrou em combustão espontaneamente.

De acordo com as testemunhas, as chamas começaram na parte de baixo do carro e depois envolveram o veículo – sem deixar feridos. As fotos da FF depois do incêndio parecem confirmar essa versão, já que, pelas marcas, é possível ver que as chamas se concentraram sob a carroceria e não na área do motor.

O portal AutoCosmos/México disse que a mídia chinesa informou que a Ferrari começou uma investigação para entender o caso. Porém, já há rumores de que alguma coisa acontece quando o superesportivo é submetido a congestionamentos. Nesses casos, os componentes que mais esquentariam seriam os tubos do escapamento.

O caso faz relembra o que aconteceu em 2010, quando, num espaço de três meses, 10 unidades da Ferrari 458 Italia tiveram combustão espontânea, o que gerou u recall de 1.248 unidades do modelo. Na época, a marca do cavalinho rampante disse que os incêndios foram causados pelo superaquecimento da cola usada para fixar a proteção térmica à estrutura do veículo. Com a temperatura elevada e o uso intensivo, o adesivo poderia pegar fogo e incendiar o veículo. No recall, a cola foi substituída por rebites.




Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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