29 de fev. de 2012

Indústria GM analisa aquisição de 7% da PSA Peugeot CitroënIndústria GM analisa aquisição de 7% da PSA Peugeot Citroën

 Imagem: Reprodução
GM analisa aquisição de 7% da PSA Peugeot Citroën Condição do grupo francês é manter sua independência financeira e administrativa

por Túlio Moreira

As negociações sobre uma parceria de cooperação entre a General Motors e a PSA Peugeot Citroën podem culminar na venda de 7% da montadora francesa para o grupo norte-americano, de acordo com informações adquiridas pela agência Bloomberg. Dessa forma, a GM não teria qualquer tipo de participação majoritária na PSA, mas com possibilidade de adquirir ações adicionais no decorrer do processo. Já a agência Reuters afirma que a transação envolverá, inicialmente, menos de 5% de ações da PSA.

A aliança entre os dois conglomerados automotivos tem como objetivo aliviar as dívidas e prejuízos recentes da Peugeot no mercado europeu e rentabilizar as operações da Opel, subsidiária alemã da GM, no continente. As vendas do grupo francês caíram 8,8% na Europa no ano passado – 1,68 milhão de unidades –, enquanto o volume emplacado pela GM retraiu 1,9% – 1,17 milhão de unidades. Com o acordo de cooperação, as duas montadoras podem reduzir os efeitos da crise financeira no continente, que deve continuar pelos próximos anos.

De acordo com a imprensa europeia, a aliança envolve o desenvolvimento conjunto de motores e o compartilhamento de fábricas instaladas em território europeu. A PSA já havia declarado anteriormente que está aberta a parcerias, como forma de conter o desempenho ruim na Europa. A condição, no entanto, é de manter sua independência financeira e administrativa – a empresa francesa é o segundo maior grupo automobilístico da Europa, atrás apenas da alemã Volkswagen. A PSA cogita vender 1,5 bilhão de euros em ativos para reduzir sua dívida, que já chega a 3,4 bilhões de euros.

Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: