A resposta da Tesla Motors para o artigo que os Roadsters possuem um problema de projeto devastador que pode levar o carro a “brickar” – com uma bateria tão descarregada que se torna inútil e requer uma substituição de US$ 40.000 – foi insinuar que o problema estava com os proprietários e não com o carro.
Agora a Tesla Motors, ou alguém ligado ou a favor da empresa, parece tentar destruir a imagem de Max Drucker, o proprietário que conversou sobre o problema, ao vazar documentos confidenciais, insinuando que ele está “extorquindo” a empresa, apesar do fato que Drucker não parece ter pedido dinheiro.
Drucker, como agora se sabe, foi um apoiador da Tesla e um dos proprietários do Tesla Roadster citados no artigo original.
Assim como muita gente na Califórnia envolvida no mundo da tecnologia, ele foi atraído pela visão de Elon Musk de um carro esportivo elétrico atraente feito por uma empresa norte-americana.
“Eu sou o cara que fez um depósito de US$ 50.000 por um longo período, em uma época em que Elon tinha que provar pessoalmente que garantiria os depósitos”, disse Drucker.
Apesar de ter que esperar quase dois anos, enquanto muitos outros clientes pediam o depósito de volta, ele acreditou na Tesla e continuou do lado dela mesmo nas fases mais difíceis.
Durante todo o tempo em que usou e fez as manutenções do carro, Drucker disse que nunca lhe foi dito ou até insinuado que seu veículo sofreria danos que o tornaria imóvel caso ficasse desplugado por um longo período de tempo. Ele disse ainda que nunca foi instruído que caso isso acontecesse, o conserto lhe custaria por volta de US$ 40.000.
Assim, quando sua casa estava em reforma, ele levou o Tesla Roadster para uma garagem onde ficaria temporariamente. Não era possível recarregar a bateria do carro então seu plano foi mantê-lo guardado e depois levá-lo para casa onde receberia a recarga recomendada.
Aproximadamente dois meses depois, quando tentou mover o veículo, ele estava completamente brickado. Imóvel. Não havia como empurrá-lo para que pudesse ser carregado em uma caçamba. O carro acabou sendo transportado para a oficina da Tesla em Santa Monica para avaliação.
“Eu não sou estúpido, não foi um erro, eu não sabia que tinha colocado meu carro em risco”, diz Drucker.
Ao invés da ajuda da empresa em que acreditou por tanto tempo, lhe foi dito que era sua culpa e, já que era um cliente fiel – ele tinha feito depósitos para o Model S e o Model X – ele receberia um preço especial de apenas US$ 41.000 para substituí-la. E isso foi o melhor que ofereceram.
Desde que a história veio à tona, alguém – provavelmente a própria Tesla Motors – vem tentando difamar o Sr. Drucker insinuando que ele está “extorquindo” a empresa. Fizeram isso ao encaminhar um email confidencial de Drucker para Elon Musk sobre o problema para o site de carros “verdes” GreenCarReports.
A versão original do artigo no GCR (já modificada) perguntava se era apenas “uma extorsão de um cliente nervosinho?” A Tesla Motors, que até agora disse a culpa do ocorrido é do proprietário, chamou os relatórios que eles mesmos confirmaram de uma tentativa de afugentar seus clientes, então retuitou a manchete insinuando que o homem estava envolvido em uma tentativa de extorsão.
Ao ser perguntado se estava tentando tirar um dinheiro da Tesla, Drucker insiste que não está e que nunca tentou conseguir algo além da cobertura da garantia para o problema, apesar de já ter desistido disso.
“Não tenho a intenção de substituir minha bateria, eu não esperava nada deles baseado nos emails que recebi, e sinto que é importante para os futuros clientes da Tesla que entendam no que estão se envolvendo.” disse Drucker.Em nenhuma parte nos emails cedidos ao Jalopnik, que você pode conferir na galeria, parece que Drucker pede por dinheiro ou algum tratamento especial fora ter o problema resolvido. O tom básico parece ser uma preocupação pelos outros proprietários, ainda que isto esteja aberto a interpretação.
Quanto a quem enviou à GreenCarReports a correspondência confidencial entre ele e a Tesla, fora a própria Tesla, Drucker diz “ninguém, absolutamente ninguém”.
Se a Tesla forneceu o email para a GreenCarReports ou outro proprietário do carro que então a enviou à GCR, isto poderia ser uma grande quebra de confiança na empresa, que estaria enviando uma mensagem aos outros clientes dizendo que sua confidencialidade só existe se eles não falarem mal da empresa.
Mesmo que o email tenha saído de outro proprietário e não da empresa – o Sr. Drucker afirma que só enviou os emails para a Tesla, o Jalopnik e alguns amigos – parece que alguém na comunidade está tentando tirar do anonimato uma pessoa que só quer apontar os problemas em um carro.
Tentamos entrar em contato com a Tesla para perguntar se eles tiveram alguma relação com o documento vazado mas ainda não recebemos uma resposta.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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