Lotus se destaca em Jerez, Red Bull mostra consistência e Ferrari sai insatisfeita
A primeira bateria de testes da pré-temporada da F1
chegou ao fim. Ao todo, 23 pilotos de 11 equipes diferentes treinaram no
circuito espanhol de Jerez durante quatro dias.
Entre as escuderias participantes, nove estrearam seus novos modelos e puderam avaliar o potencial dos carros com os quais competirão nos 20 GPs da temporada mais longa da história da categoria.
Somente Mercedes, por escolha própria, e HRT, por atraso no desenvolvimento do chassi, optaram por treinar com carros de 2011, enquanto a Marussia sequer deu as caras.
Enquanto a escuderia espanhola andou apenas nos dois primeiros dias, ocupando a costumeira última posição com Pedro de la Rosa, a equipe alemã usou três das quatro sessões para avaliar os novos pneus Pirelli. Com um carro já conhecido e acertado, Nico Rosberg e Michael Schumacher comandaram os dois dias intermediários, sendo de Nico a melhor volta de toda a semana, 1min17s613.
Mas foi para os times que testavam pela primeira vez seus novos chassis que as atenções se voltaram. Entre os nove modelos debutantes, o Lotus E20 chamou a atenção, tanto pela velocidade quanto pela confiabilidade. Romain Grosjean e Kimi Raikkonen elogiaram bastante o carro e, juntos, completaram um total de 404 voltas, maior número entre todas as equipes.
Raikkonen liderou a sessão inaugural, mas não baixou o próprio tempo no segundo dia e ficou em oitavo no acumulado, com 1min19s670. Grosjean não chegou a finalizar nenhum dia em primeiro, mas foi quem figurou no topo da tabela entre os carros de 2012 no agregado dos tempos, com a marca de 1min18s419.
A Red Bull continua mostrando força e consistência com o RB8, apesar de tanto Mark Webber quanto Sebastian Vettel terem enfrentado pequenos problemas mecânicos ao longo da bateria. Isso não os impediu de ficarem com a terceira e a quarta posição no geral.
Entre eles e Grosjean, terminou um insatisfeito Fernando Alonso. Apesar de ter colocado a Ferrari 2012 na liderança da última sessão, nesta sexta, o bicampeão espanhol admitiu que o chassi está longe do patamar que a equipe italiana esperava. O companheiro Felipe Massa também demonstrou desconforto ao avaliar o carro, depois de fazer dois trdeinos discretos na terça e na quarta-feira e ficar em 15º no acumulado.
A outra equipe de ponta, McLaren, é a única até aqui a não apostar nos bicos em degraus na concepção do MP4-27. Com o novo modelo, Lewis Hamilton foi o quinto mais veloz entre os que testaram com os modelos novos, enquanto Jenson Button não passou do 16º lugar.
Entre as escuderias do meio do pelotão, fora a Lotus, Force India e Toro Rosso deixaram boas impressões. A jovem dupla Daniel Ricciardo e Jean-Éric Vergne registrou mais de 300 voltas com o STR7 e ficou muito próxima na folha de tempos. Separados por apenas um centésimo, os dois deixaram a equipe com a sexta sétima colocações no geral.
Paul di Resta e Jules Bianchi obtiveram bons desempenhos com o VJM05, da Force India, nos dois primeiros dias, mas o reserva bateu o carro logo no início da terceira sessão e comprometeu o programa de desenvolvimento. O outro titular, Nico Hulkenberg, teve apenas o último dia disponível para conhecer o bólido e apresentou desempenho discreto nesta sexta. Os três apareceram em décimo, 12º e 14º no agregado.
A julgar pelos resultados de Jerez, a Williams continua no mesmo patamar do ano passado, entre as forças de meio de grid e as três escuderias que fecham o pelotão. Para o brasileiro Bruno Senna, que está estreando pelo time, restou a satisfação de ser o que mais andou, tendo completado 250 voltas. Ele ficou com a 13ª volta mais rápida entre os carros novos, quatro colocações à frente do companheiro Pastor Maldonado, que não conseguiu fechar sequer metade das voltas do colega brasileiro.
Para a Caterham, que tem pretensões de finalmente se consolidar como escuderia capaz de brigar no meio do bolo, a rodada em Jerez mostrou que o time ainda tem trabalho pela frente. Os titulares Heikki Kovalainen e Jarno trulli, além do reserva Giedo van der Garde, ficaram com os três piores tempos.
Confira as tabelas completas de tempos e número de voltas:
Teste de Jerez - resultado acumulado:
1º. Romain Grosjean (FRA/Lotus Renault), 1min18s419
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min18s877
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault), 1min19s184
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault), 1min19s297
5º. Lewis Hamilton (ING/McLaren Mercedes), 1min19s464
6º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso Ferrari), 1min19s587
7º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso Ferrari), 1min19s597
8º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus Renault), 1min19s670
9º. Sergio Pérez (MEX/Sauber Ferrari), 1min19s770
10º. Paul di Resta (ESC/Force India Mercedes), 1min19s772
11º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari), 1min19s834
12º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India Mercedes), 1min19s977
13º. Bruno Senna (BRA/Williams Renault), 1min20s132
14º. Jules Bianchi (FRA/Force India Mercedes), 1min20s221
15º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min20s454
16º. Jenson Button (ING/McLaren Mercedes), 1min20s688
17º. Pastor Maldonado (VEN/Williams Renault), 1min21s197
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham Renault), 1min21s518
19º. Jarno Trulli (ITA/Caterham Renault), 1min22s198
20º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham Renault), 1min23s324
Acumulado entre os que treinaram com carros de 2011:
Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min17s613
Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min18s561
Pedro de la Rosa (ESP/HRT Cosworth), 1min22s628
Teste de Jerez - voltas completadas:
1º. Bruno Senna (BRA/Williams Renault), 250 voltas
2º. Romain Grosjean (FRA/Lotus Renault), 212
3º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus Renault), 192
4º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari), 181
5º. Paul di Resta (ESC/Force India Mercedes), 170
6º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham Renault), 167
7º. Lewis Hamilton (ING/McLaren Mercedes), 166
8º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 164
9º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso Ferrari), 159
10º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso Ferrari), 157
11º. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault), 151
12º. Jenson Button (ING/McLaren Mercedes), 147
13º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault), 146
14º. Pastor Maldonado (VEN/Williams Renault), 122
15º. Jarno Trulli (ITA/Caterham Renault), 117
16º. Sergio Pérez (MEX/Sauber Ferrari), 116
17º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 106
18º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India Mercedes), 90
19º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham Renault), 74
20º. Jules Bianchi (FRA/Force India Mercedes), 46
Acumulado entre os que treinaram com carros de 2011:
Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 174
Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 174
Pedro de la Rosa (ESP/HRT Cosworth), 108
Entre as escuderias participantes, nove estrearam seus novos modelos e puderam avaliar o potencial dos carros com os quais competirão nos 20 GPs da temporada mais longa da história da categoria.
Somente Mercedes, por escolha própria, e HRT, por atraso no desenvolvimento do chassi, optaram por treinar com carros de 2011, enquanto a Marussia sequer deu as caras.
Enquanto a escuderia espanhola andou apenas nos dois primeiros dias, ocupando a costumeira última posição com Pedro de la Rosa, a equipe alemã usou três das quatro sessões para avaliar os novos pneus Pirelli. Com um carro já conhecido e acertado, Nico Rosberg e Michael Schumacher comandaram os dois dias intermediários, sendo de Nico a melhor volta de toda a semana, 1min17s613.
Mas foi para os times que testavam pela primeira vez seus novos chassis que as atenções se voltaram. Entre os nove modelos debutantes, o Lotus E20 chamou a atenção, tanto pela velocidade quanto pela confiabilidade. Romain Grosjean e Kimi Raikkonen elogiaram bastante o carro e, juntos, completaram um total de 404 voltas, maior número entre todas as equipes.
Raikkonen liderou a sessão inaugural, mas não baixou o próprio tempo no segundo dia e ficou em oitavo no acumulado, com 1min19s670. Grosjean não chegou a finalizar nenhum dia em primeiro, mas foi quem figurou no topo da tabela entre os carros de 2012 no agregado dos tempos, com a marca de 1min18s419.
A Red Bull continua mostrando força e consistência com o RB8, apesar de tanto Mark Webber quanto Sebastian Vettel terem enfrentado pequenos problemas mecânicos ao longo da bateria. Isso não os impediu de ficarem com a terceira e a quarta posição no geral.
Entre eles e Grosjean, terminou um insatisfeito Fernando Alonso. Apesar de ter colocado a Ferrari 2012 na liderança da última sessão, nesta sexta, o bicampeão espanhol admitiu que o chassi está longe do patamar que a equipe italiana esperava. O companheiro Felipe Massa também demonstrou desconforto ao avaliar o carro, depois de fazer dois trdeinos discretos na terça e na quarta-feira e ficar em 15º no acumulado.
A outra equipe de ponta, McLaren, é a única até aqui a não apostar nos bicos em degraus na concepção do MP4-27. Com o novo modelo, Lewis Hamilton foi o quinto mais veloz entre os que testaram com os modelos novos, enquanto Jenson Button não passou do 16º lugar.
Entre as escuderias do meio do pelotão, fora a Lotus, Force India e Toro Rosso deixaram boas impressões. A jovem dupla Daniel Ricciardo e Jean-Éric Vergne registrou mais de 300 voltas com o STR7 e ficou muito próxima na folha de tempos. Separados por apenas um centésimo, os dois deixaram a equipe com a sexta sétima colocações no geral.
Paul di Resta e Jules Bianchi obtiveram bons desempenhos com o VJM05, da Force India, nos dois primeiros dias, mas o reserva bateu o carro logo no início da terceira sessão e comprometeu o programa de desenvolvimento. O outro titular, Nico Hulkenberg, teve apenas o último dia disponível para conhecer o bólido e apresentou desempenho discreto nesta sexta. Os três apareceram em décimo, 12º e 14º no agregado.
A julgar pelos resultados de Jerez, a Williams continua no mesmo patamar do ano passado, entre as forças de meio de grid e as três escuderias que fecham o pelotão. Para o brasileiro Bruno Senna, que está estreando pelo time, restou a satisfação de ser o que mais andou, tendo completado 250 voltas. Ele ficou com a 13ª volta mais rápida entre os carros novos, quatro colocações à frente do companheiro Pastor Maldonado, que não conseguiu fechar sequer metade das voltas do colega brasileiro.
Para a Caterham, que tem pretensões de finalmente se consolidar como escuderia capaz de brigar no meio do bolo, a rodada em Jerez mostrou que o time ainda tem trabalho pela frente. Os titulares Heikki Kovalainen e Jarno trulli, além do reserva Giedo van der Garde, ficaram com os três piores tempos.
Confira as tabelas completas de tempos e número de voltas:
Teste de Jerez - resultado acumulado:
1º. Romain Grosjean (FRA/Lotus Renault), 1min18s419
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min18s877
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault), 1min19s184
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault), 1min19s297
5º. Lewis Hamilton (ING/McLaren Mercedes), 1min19s464
6º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso Ferrari), 1min19s587
7º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso Ferrari), 1min19s597
8º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus Renault), 1min19s670
9º. Sergio Pérez (MEX/Sauber Ferrari), 1min19s770
10º. Paul di Resta (ESC/Force India Mercedes), 1min19s772
11º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari), 1min19s834
12º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India Mercedes), 1min19s977
13º. Bruno Senna (BRA/Williams Renault), 1min20s132
14º. Jules Bianchi (FRA/Force India Mercedes), 1min20s221
15º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min20s454
16º. Jenson Button (ING/McLaren Mercedes), 1min20s688
17º. Pastor Maldonado (VEN/Williams Renault), 1min21s197
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham Renault), 1min21s518
19º. Jarno Trulli (ITA/Caterham Renault), 1min22s198
20º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham Renault), 1min23s324
Acumulado entre os que treinaram com carros de 2011:
Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min17s613
Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min18s561
Pedro de la Rosa (ESP/HRT Cosworth), 1min22s628
Teste de Jerez - voltas completadas:
1º. Bruno Senna (BRA/Williams Renault), 250 voltas
2º. Romain Grosjean (FRA/Lotus Renault), 212
3º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus Renault), 192
4º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari), 181
5º. Paul di Resta (ESC/Force India Mercedes), 170
6º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham Renault), 167
7º. Lewis Hamilton (ING/McLaren Mercedes), 166
8º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 164
9º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso Ferrari), 159
10º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso Ferrari), 157
11º. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault), 151
12º. Jenson Button (ING/McLaren Mercedes), 147
13º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault), 146
14º. Pastor Maldonado (VEN/Williams Renault), 122
15º. Jarno Trulli (ITA/Caterham Renault), 117
16º. Sergio Pérez (MEX/Sauber Ferrari), 116
17º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 106
18º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India Mercedes), 90
19º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham Renault), 74
20º. Jules Bianchi (FRA/Force India Mercedes), 46
Acumulado entre os que treinaram com carros de 2011:
Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 174
Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 174
Pedro de la Rosa (ESP/HRT Cosworth), 108
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário