Fiscais encontraram itens fora do regulamento na inspeção anterior à Daytona 500
A organização da Nascar aplicou uma série de punições à divisão da equipe Hendrick responsável pelo carro do pentacampeão Jimmie Johnson na divisão Sprint Cup, a principal da categoria.
Uma semana antes das 500 Milhas de Daytona, etapa de abertura do calendário, fiscais da categoria reprovaram o carro número 48 na inspeção regulamentar, alegando que a equipe realizara modificações ilegais no chassi para obter ganho aerodinâmico. Segundo os fiscais, os componentes da coluna C do bólido, localizada entre os vidros laterais e traseiros, estavam fora do regulamento.
A peça foi removida do carro para análise e o time teve de trocá-la para poder garantir a participação de Johnson, não apenas na prova principal, mas também em suas preliminares (Shootout e os dois Duels).
Nesta quarta-feira, a organização do campeonato divulgou parecer pelo qual a Hendrick teria infringido três itens do regulamento: a seção 12-1, que trata de ações anti-desportivas; a seção 12-4J, que prevê que nenhuma equipe pode promover mudanças em um chassi sem autorização prévia dos fiscais; e a seção 20-2.1E, pela qual nenhum componente aprovado pelos fiscais da Nascar pode ser modificado antes de ser instalado em um veículo com a finalidade de promover ganho aerodinâmico.
Por conta das infrações, Johnson perderá 25 pontos no campeonato de pilotos, enquanto o dono de seu carro, Jeff Gordon, também será punido com 25 tentos a menos na classificação por proprietários de carros.
O chefe da equipe de Jimmie na Hendrick, Chad Knaus, e o responsável pela preparação do carro do pentacampeão, Ron Malec, estão suspensos das próximas seis corridas da Sprint Cup. Eles também foram banidos de qualquer evento da Nascar até 18 de abril e, após esse prazo, passarão por um período "probatório" junto à categoria até 9 de maio para poderem voltar a exercer suas funções normalmente. Knaus ainda recebeu uma multa de US$ 100 mil dólares (cerca de R$ 170 mil).
Em seu site oficial, a Hendrick informou que irá recorrer da decisão. "Nossa organização respeita a Nascar e a forma como seu corpo regulatório rege nossa categoria", declarou o proprietário, Rick Hendrick. "Neste caso, porém, o sistema falhou e vamos externar nossa versão no processo de apelação", determinou.
Segundo a equipe, nenhuma alteração no chassi de Johnson voltará a ser feita até que o resultado da apelação seja anunciado. Os três outros carros da equipe, de Jeff Gordon, Dale Earnhardt Jr e Kasey Kahne, foram aprovados na inspeção sem nenhuma ressalva.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário