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Lucros globais caíram 39%, mas francesa cresceu 19% fora da Europa
por Túlio Moreira
Os países emergentes, especialmente o Brasil e a Rússia, contribuíram
para que o grupo Renault registrasse lucro líquido de 2,09 bilhões de
euros em 2011. A aliança com a japonesa Nissan também contribui para o
resultado. A associação com a marca nipônica rendeu 1,33 bilhão de euros
em lucros para a Renault.
Apesar disso, o valor registrado no ano
passado é 39% menor do que em 2010, quando o lucro líquido bateu os 3,42
bilhões de euros. Porém, boa parte do lucro de 2010 havia sido obtido
com a venda de ações da sueca Volvo, que rendeu 2 bilhões de euros.
O presidente mundial da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, acredita
que as vendas fora da Europa já representarão 43% do total de veículos
comercializados pela marca em 2012. A Renault quer crescer 5% no Brasil e
8% na Rússia. O crescimento global deve ficar em 4%, enquanto as vendas
no continente europeu devem cair entre 3% e 4% – na França, a retração
esperada é na ordem de 7% a 8%. A marca aposta principalmente no
lançamento da quarta geração do compacto Clio, no elétrico Zoe e na
minivan Lodgy para alavancar as vendas.
Vale lembrar que os resultados apresentados agora se referem ao grupo
Renault, que abrange a marca-mãe e subsidiárias como a romena Dacia e a
coreana Renault Samsung Motors, além de participação de 25% na russa
AvtoVAZ. A aliança Renault-Nissan, estabelecida em 1999, determina
cooperação entre as duas marcas. A Renault mantém participação de 44,3%
na Nissan, enquanto a marca nipônica possui 15% da parceira francesa.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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