Mercado russo cresceu mais de 40% no ano passado e desperta interesse das grandes montadoras
por Túlio Moreira
Entre os países que compõe o bloco conhecido pela sigla BRIC, a Rússia ainda é a menos badalada no mercado automobilístico. Mas o país continental que se localiza na Europa e na Ásia começa a despontar aos poucos entre os mercados emergentes e já divide holofotes com Brasil, Índia e China. A economia russa experimenta um boom depois da consolidação do sistema capitalista na antiga União Soviética e deve superar o volume de carros comercializado pelo mercado alemão por volta de 2015. Este ano, as vendas devem ter alta de 12%.
De janeiro a novembro de 2011, o mercado russo emplacou 2.402.043 unidades, com crescimento de 41% em relação ao mesmo período de 2010. Os três modelos mais vendidos por lá no ano passado são fabricados pela montadora local Lada, que experimenta grande popularidade com Kalina, Samara e Priora. Juntos, eles são responsáveis por 372 mil unidades emplacadas em 2011. Apesar do apego russo aos carros da Lada, o aquecimento daquele mercado já despertou o interesse das principais fabricantes do planeta. por Túlio Moreira
Entre os países que compõe o bloco conhecido pela sigla BRIC, a Rússia ainda é a menos badalada no mercado automobilístico. Mas o país continental que se localiza na Europa e na Ásia começa a despontar aos poucos entre os mercados emergentes e já divide holofotes com Brasil, Índia e China. A economia russa experimenta um boom depois da consolidação do sistema capitalista na antiga União Soviética e deve superar o volume de carros comercializado pelo mercado alemão por volta de 2015. Este ano, as vendas devem ter alta de 12%.
A Hyundai, por exemplo, investiu mais de US$ 650 milhões em sua fábrica de São Petersburgo durante o ano passado, para chegar à capacidade de produção de 200 mil unidades. Um dos focos do grupo coreano agora é o novo Kia Rio, que emplacou 45.830 unidades nos 11 primeiros meses do ano e ostenta crescimento de 70% em relação ao ano anterior. O quinto colocado do mercado russo é o Hyundai Solaris, nome local para o compacto Accent. O modelo lançado por lá no ano passado obteve grande aceitação e somou 86.635 vendas entre janeiro e novembro de 2011.
A General Motors é outra defensora ferrenha do potencial russo. O gigante norte-americano quer começar a vender Aveo, Cobalt, Cruze hatch, Orlando e Camaro no país euro-asiático este ano, produzindo alguns desses modelos em joint venture com a AvtoVAZ – detentora da marca Lada. A fábrica própria do grupo norte-americano em São Petersburgo, de onde sai o sedã Cruze para o mercado russo, já atingiu capacidade para 100 mil carros e deve chegar aos 230 mil veículos anuais em 2015.
Outra interessada é a italiana Fiat. A fabricante europeia vai investir 1,1 bilhão de euros em uma fábrica russa, com capacidade para 120 mil unidades por ano. A unidade começa a ser erguida ainda no primeiro trimestre deste ano em São Petersburgo, que está se consolidando como principal polo automotivo do país. Após negociações frustradas com o grupo Sollers – que já produz modelos como o sedã Albea e o monovolume Doblo para comercialização no mercado russo –, a marca italiana conseguiu fechar acordo com um parceiro local que não teve nome revelado.
Hyundai Solaris
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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