por Alyne Bittencourt
Uma estrutura metálica feita 99,99% de ar e de meros 0,01% de metal é o que prometem cientistas norte-americanos. Se utilizada em carros, a microestrutura poderia reduzir consideravelmente o peso dos veículos e, por consequência, diminuiria também o consumo.
A tecnologia está sendo desenvolvida com apoio do Exército dos Estados Unidos e ainda deve demorar até se tornar comum. Segundo os cientistas, o novo material é 100 vezes mais leve que uma esponja, mas tão resistente quanto o aço e tem a propriedade de quase se recuperar por conta própria quando comprimido.
A microestrutura criada é feita de tubos de uma liga de níquel e fósforo que forma um fio mil vezes mais fino que um fio de cabelo humano. Esses fios se ligam de um modo que formam nós que possuem grande resistência. A densidade da estrutura é de 0,9 miligramas por centímetro cúbico – um milésimo da densidade da água.
De acordo com os cientistas envolvidos no projeto, depois de ser comprimido e ter seu tamanho reduzido pela metade, o material consegue recuperar 98% da altura original. Essa propriedade pode ser útil para absorver som, vibrações ou choques mecânicos.
Fonte:motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário