3 de dez. de 2011

Salão de Veículos Antigos: Lamborghini Urraco


Continuando o passeio pelos clássicos do Salão Internacional de Veículos Antigos, encontramos um solitário (mas nunca despercebido) Lamborghini perdido na multidão de clássicos, sem identificação, informações e aparentemente distante de seu dono. Já descobriu qual é?

Trata-se do cupê Urraco, o modelo criado por Ferruccio Lamborghini para fazer frente aos superesportivos compactos da época, como o Porsche 911 e a Ferrari Dino.

Projetado a partir do Miura, com design baseado em conceitos da Bertone e traços finais de Marcelo Gandini, o Urraco foi o Lamborghini que afilou as linhas aerodinâmicas, eternizando o formato em cunha de todos os modelos da marca desde então.

Foi também o primeiro Lambo equipado com motor V8 – inicialmente com 2,5 litros, mais tarde elevado para 3,0 litros – em posição central. Possuía freios a disco e suspensão independente nas quatro rodas. Apresentado em 1970, era um dos automóveis mais ousados que o dinheiro da época poderia comprar.

Mas como tudo o que Sant’Agata produziu nos anos 70, o Urraco tinha vários probleminhas, o principal deles a baixa qualidade de construção e acabamento. A posição de dirigir era no mínimo inusitada – repare na estranha distribuição dos instrumentos, com o conta-giros e o velocímetro nas extremidades opostas.

Os mais detalhistas devem ter percebido que a foto acima, tirada do site da Lambo, está espelhada (o carro em exposição no Anhembi estava trancado). A visibilidade também não era lá essas coisas, em parte devido a uma solução de design clássica da Lambo: as persianas na parte de trás.

Por ser um carro mais acessível que os demais GT de Sant’Agata, os planos foram otimistas e previram uma produção de 2000 unidades por ano. Mas mas no meio da carreira do cupê houve a infame Crise do Petróleo de 1974 para atrapalhar as vendas, e a produção acabou restrita a somente 780 Urracos durante oito anos de produção (1972 a 1979) – sendo 520 com o motor de 2,5 litros, 194 com o três-litros e 66 com o motor de dois litros exclusivo para o mercado italiano.

O modelo das fotos é um Urraco 3000 na cor verde chiaro, equipado com o motor 3.0 de 250 cv – segundo apuramos, um dos três Urracos no Brasil – capaz de chegar a 250 km/h.
O Urraco teria ainda duas gerações ao longo dos anos 80, com estilo modernizado por facelifts e novos nomes – Silhouette e Jalpa.

Durante a reestruturação da empresa nos anos 90 a Lamborghini acabou sem um modelo de entrada até o surgimento do Gallardo, que finalmente concretizaria os planos de Ferruccio ao tornar-se o primeiro touro a atingir a marca de 10.000 unidades construídas quarenta anos depois da apresentação do Urraco no longínquo Salão de Turim de 1970.

E entre esses dois, qual vocês escolheriam?
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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