3 de dez. de 2011

Dez componentes automotivos que mereciam estar expostos em um museu


A beleza nos carros quase sempre está equivocadamente confinada ao estilo da carroceria, quando há tantas coisas belas escondidas sob o metal. Aqui estão dez componentes automotivos que vocês, leitores , acham que merecem o reconhecimento e a admiração de puras obras de arte.

Cofre do motor do McLaren F1


Sugerido por: Fla3D
Por que merece?  O cofre do motor do Mclaren F1 foi o primeiro a merecer o nome, já que além de envolver o precioso V12 BMW, usava folheamento em ouro como isolante térmico – e não se trata de ostentação: sem isso, as coisas ali dentro poderiam derreter. Além disso, é construído sobre o primeiro monocoque de fibra de carbono de um carro de rua, marcando a chegada dos superesportivos do futuro.

Volante de Fórmula 1


Sugerido por: Hellzimm
Por que merece? Há um quê de arte não projetada em um volante de Fórmula 1. Você pega uma peça de fibra de carbono, instala todos os botões e seletores possíveis e encaixa umas empunhaduras nos lados.
A beleza está na velocidade, na tecnologia e na por art daqueles pontinhos coloridos multifuncionais.

Roda BBS


Sugerido por: Crazy_finnish L6 4.1
Por que merece? É o arquétipo da roda. Forte, funcional, histórica e sempre muito bela.
Crédito da foto: Jeffrey Sitthi

Grelha da alavanca de câmbio da Ferrari


Sugerido por: EduF
Por que merece?  A transmissão manual merece um lugar nessa exposição como um lembrete de como já foi trabalhoso dirigir, bem como uma demonstração do nível de comunicação e interação entre homem e máquina.
De todas essas transmissões, é a grelha do câmbio – das antigas Ferraris em especial – que se destaca do resto do sistema. Esta da foto acima é de uma Ferrari 335 Sport, e consegue ser fria e orgânica ao mesmo tempo. Crédito da foto: Jim Culp

Rotor de motor Wankel Mazda


Sugerido por: Renan Trentin
Por que merece? Esses pequenos triângulos usinados não têm apenas o legado da vitória de 1991 em Le Mans, mas também uma beleza própria. São uma das maiores ironias do mundo automotivo: uma alternativa simples e funcional ao motor de pistão que nunca conseguiu o merecido espaço. Crédito da foto: Mazda

Rotores de compressor mecânico


Sugerido por: Fla3D
Por que merecem? Você já parou para admirar estes rotores duplos Eaton TVS? É difícil imaginar que eles servem para algo além de parecer lindamente sincronizados e belos, mas para arrebatar nosso fascínio definitivamente, eles são capazes de extrair centenas de cavalos de um motor. Crédito da foto: Chevrolet

Coletores da Ferrari 312


Sugerido por: EduF
Por que merecem? Os coletores dos carros de corrida da década de 1960 ainda são as peças mais belas, funcionais e poderosas que a engenharia automotiva já viu. Estes coletores da Ferrari, fotografados no Salão de Frankfurt de 1969, são a inspiradora prova disso. Crédito da foto: Jim Culp

Acionamento Desmodrômico de Válvulas


Sugerido por: brunollo
Por que merece? Além de parecer monstros mecânicos steampunk, a complexidade dos mecanismos desmodrômicos que acionam as válvulas em algumas motos tem sua beleza conceitual e funcional, como a beleza de uma fórmula física perfeita.

Conjunto de freios



Sugerido por: JSimpsonBrazil
Por que merece? Se você for contrariar a natureza, que seja em grande estilo. Os freios foram talvez o primeiro componente estritamente funcional de um carro a ganhar uma função estética. É uma das mais belas expressões do poder da engenharia e sua capacidade de moldar materiais brutos para fazer o que até então era inimaginável.

Sistema de admissão e injeção Fluid Motorunion


Sugerido por: Eduardo e Gabriel Pecile
Por que merece? Em tempos de motores de injeção direta cobertos por capas de plástico esta admissão soa quase como um manifesto artístico contra a pasteurização tecnológica. Um encontro de arte hi-tech com os princípios clássicos da física e mecânica em prol do desempenho.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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