29 de nov. de 2011

Você sabe do que é feito um carro?

 Foto: AutoCosmos/Argentina
Você sabe do que é feito um carro?  
Os 5 principais materiais usados para fabricar um veículo

com AutoCosmos/Argentina


Para quem sempre quis saber do que são feitos os carros, esta lista apresenta os 5 materiais principais e a proporção do uso deles nos automóveis.


1. Aço:

A maior parte do peso de um veículo vem do aço. Em média, um carro pode ter até 1.350 kg de aço, enquanto a média em uma caminhonete pode chegar aos 1800 kg. O aço é usado para criar o chassi subjacente e a célula de proteção.

O aço também compõe portas, teto e painéis da carroceria, algumas partes para acomodar o motor e também o escapamento, muitas vezes, feito de aço inoxidável.

Hoje em dia, os fabricantes têm a possibilidade de criar diferentes tipos de aço, de acordo com a área do veículo onde ele será usado. Desde um tipo mais rígido até um tipo que possa amassar para absorver impáctos.

2. Plástico:

Atualmente esse é o componente em maior concentração em um carro. Segundo o Conselho Americano de Química dos Estados Unidos, o plástico compõe cerca de 50% da constituição dos veículos novos.

Isso se deve à durabilidade, ao baixo custo de fabricação e à facilidade de moldá-lo em praticamente qualquer forma. Instrumentos, medidores, interruptores, saídas do ar condicionado, carpete, air-bags, entre outros componentes, são feitos de tipos diferentes de plásticos.

3. Alumínio:

Relativamente recente na indústria automotiva, o alumínio começou a ser usado por ser leve e resistente. Em 2009, componentes de alumínio correspondia a 9% do peso do carro; em 2005, esse índice era de 5% em 1990 e de apenas 2% em 1970.

Ele é usado para fabricar o chassi ou os painéis da carroceria e obter um veículo mais leve e com melhor desempenho. O Honda NSX, criado no começo dos anos 90, e o Audi R8 atual são modelos exemplos do uso do material.

O alumínio também aparece nas rodas e em alguns motores. Diversos fabricantes trocaram o ferro pelo alumínio na hora de fazer o bloco do motor. Igualmente durável, o bloco de alumínio é mais leve, o que gera uma melhor performance.

4. Borracha:

É um elemento vital para os carros, porque, afinal, é dele que são feitos os pneus. As rodas são um elemento básico para os carros pois, além de permitir que ele circule, elas ajudam a economizar combustível e a viajar com segurança, desde que estejam em boas condições.

A borracha também faz parte dos limpadores de para-brisa, das mangueiras e vedações. Assim como o plástico, é muito durável, econõmica e flexível, por isso é tão usada.

5. Vidro:

Dos cinco listados, ele é o que está presente em menor proporção. O uso primário do vidro é compor o para-brisa e as janelas, mas ele também faz parte da fabricação dos retrovisores laterais e interno. Ainda há, no interior do carro, o uso de uma variante do material: a fibra de vidro.

E não para por aí. Com o avanço da tecnologia, o vidro foi para as telas dos dispositivos de navegação e para as lentes das câmeras de ré.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: