Além de adequar sua linha aos padrões Euro 5/Proconve P-7, Agrale renova seus modelos
por Túlio Moreira
Auto Press
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Como outras marcas de caminhões, a Agrale teve de se adaptar aos níveis de emissão de gases poluentes aceitos pelo padrão Euro 5/Proconve P-7, que estarão em vigor em menos de dois meses. E, da mesma forma que as concorrentes, a fabricante gaúcha também aproveitou para dar um “tapa” no visual e melhorar a oferta de equipamentos de seus modelos.
Os caminhões receberam os novos motores Cummins ISF 3.8 litros e MWM MaxxForce 4.8 litros. A nova gama da marca conta com os leves 6500, 8700 e 10000 e o médio 14000. E a linha de utilitários Marruá – composta pelos modelos AM 100, AM 150 e AM 200 – também ganhou novo motor e painel de instrumentos.A empresa sediada em Caxias do Sul, na serra gaúcha, optou pelo sistema de pós-tratamento dos gases de escape por redução catalítica seletiva – SCR – , que requer a utilização do fluido Arla 32 para reagir com os gases poluentes no catalisador. Com a tecnologia, o nível de emissão de material particulado é reduzido em 80%, enquanto o volume de óxido de nitrogênio lançado no meio ambiente torna-se 60% menor, em relação aos níveis atuais, referentes ao Proconve P-5.
Além das alterações estéticas externas, que incluíram faróis e grades redesenhados, os caminhões da Agrale tiveram suas cabines reformuladas. Novos itens surgiram no painel de instrumentos, como computador de bordo e luzes de direção em leds. A lista de opcionais foi reforçada, com a adição de vidros e espelhos com acionamento elétrico e novo sistema de ar-condicionado. A fabricante também ampliou a utilização de plásticos recicláveis na cabine. Componentes da carroceria, como para-lamas e tampa frontal, agora também são confeccionados com o material, para reduzir o peso final dos veículos.
A linha 2012 conta com dois modelos equipados com o motor Cummins de 152 cv, acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas. O carro-chefe é o leve Agrale 6500, oferecido com duas opções de distância entre-eixos – 3,35 m e 3,9 m. O modelo é o menor caminhão com cabine estendida à venda no mercado nacional. O Agrale 8700 tem distância entre-eixos de 4,2 m e capacidade para 5.250 kg de carga útil. Há ainda a versão cavalo-mecânico 8700 TR, que tem entre-eixos menor – 2,92 m – e é equipado com a quinta roda, com a função de puxar a carreta. Esta versão é destinada principalmente a centros de formação de condutores, para habilitação na categoria E.
O motor MWM MaxxForce 4.8 litros, associado a um câmbio manual de seis marchas, equipa os dois modelos que completam a nova gama da Agrale. O leve 10000, com potência de 165 cv, possui duas opções de distância entre-eixos – 3,75 m e 4,35 m – e carrega até 6.280 kg. E o médio 14000 4X2, com potência de 190 cv, amplia a capacidade de carga para 8.940 kg e é configurado com entre-eixos de 3,56 m e 4,8 m. O modelo também dispõe de configuração com tração 6X2 e terceiro eixo original de fábrica. Com entre-eixos na ordem de 6,02 m e 4,78 m, o 14000 6X2 ostenta a maior capacidade de carga da linha Agrale, com 17 toneladas.
Os três modelos da linha de utilitários Marruá também receberam o novo motor Cummins ISF 2.8 litros e câmbio manual de cinco marchas. Os veículos da gama têm capacidade máxima de tração entre 5.595 kg e 8.100 kg e capacidade de carga de uma a duas toneladas. O Agrale Marruá possui versões de cabine simples e dupla, com ou sem caçamba. O modelo de tração integral foi projetado para atender às Forças Armadas, mas ganhou versão “civil”, destinada a setores como mineração, manutenção de redes elétricas e reflorestamento.
A Agrale estima que a adoção da motorização Euro 5/Proconve P-7, somada às melhorias no nível de equipamentos e ao design e interior renovados, irá tornar sua linha de produtos entre 10% a 15% mais cara. Contudo, a marca aposta no baixo custo operacional e na manutenção simplificada para atrair novos compradores.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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