Dafra Citycom 300i cresce e aparece no mercado de scooters
por Eduardo Rocha
Auto Press
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Quando a Citycom chegou ao mercado, exatamente um ano atrás, a proposta da Dafra era abrir uma nova frente no mercado de scooter, pulverizado entre muitos modelos de baixa potência – apenas a Suzuki trabalha em segmentos de maior potência, com versões de 400 cc e 650 cc da Burgman.
A ideia era comercializar cerca de 150 unidades de sua max scooter por mês. Mas hoje a média mensal já beira 200 vendas. O crescimento lento e gradual é previsível para um produto que chegou sem uma grande grife para sustentá-la e envereda por uma trilha que ninguém frequenta.As vendas da Citycom acabam dependendo bastante de um boca-a-boca favorável no mercado. Afinal, as scooters não têm no Brasil uma fatia significativa do mercado e uma de cilindrada intermediária é ainda menos visível. Vendas mais expressivas ficam restritas a modelos pequenos de grandes marcas, como Honda Lead 110 e Yamaha Neo 115. Mas eles modelos custam quase metade dos R$ 13.290 pedidos pelo modelo da Dafra. Daí as quase 2.200 Citycom emplacadas em um ano serem um bocado representativas.
Apesar de mais cara que as rivais menores – que acabam servindo de base de comparação –, a Citycom tem uma boa relação custo/benefício. Isso porque, além de potente, vem bem recheada. Rodas de liga leve, painel com velocímetro, conta-giros, medidor de combustível, de temperatura do motor, relógio e hodômetros parcial e total, faróis duplos, para-brisa, freios a disco nos dois eixos e materiais plásticos que aparentam boa qualidade. E ainda é capaz de oferecer um nível conforto que uma motocicleta de preço equivalente não proporciona. As dimensões graúdas da max scooter da Dafra – tem 2,21 metros de comprimento – trazem vantagens. A estabilidade é uma delas. Outra é dispor de um porta-objetos sob o banco capaz de guardar até capacetes grandes.
O visual, com linhas esculpidas na carenagem, deixa a Citycom bem moderna. A pequena distância livre para o solo gera uma agradável sensação de robustez e na cor grafite fosca, como o modelo avaliado, esta impressão ganha ainda mais força. O motor monocilíndrico, de precisos 264 cm³, é refrigerado a água e gera 23 cv a 7.500 giros de potência e 2,4 kgfm a 5.500 rpm de torque. Gerenciado por um câmbio continuamente variável, que joga a força para a roda traseira, este conjunto é capaz de movimentar com facilidade os mais de 180 kg da Citycom.
Impressões ao pilotar
Equilíbrio urbano
A potência e agilidade da Citycom faz com que ela consiga unir o conforto de uma scooter com a agilidade de uma motocicleta de pequena cilindrada. A maior limitação da Citycom é na estrada, onde não se dá tão bem. Ela é capaz até de encarar vias expressas de grandes cidades, mas falta fôlego para se manter por longos períodos em velocidades acima de 110 km/h.
Na cidade, ao contrário, ela fica bem à vontade. É capaz de arrancar vigorosamente em semáforos e se manter com facilidade em velocidades um pouco acima do trânsito. Isso se traduz em segurança e, em muitos casos, na possibilidade de escolher um trajeto mais curto, por vias mais ásperas para o motociclista – coisa que deve ser evitada com scooter pequenas.
O banco de duas alturas e as rodas de aro 16 – maiores que as usadas normalmente no segmento – fornecem um bom nível de conforto. O único ponto negativo é o para-brisa muito próximo do piloto, que provoca uma sensação desagradável. No mais, a Citycom vibra pouco, tem suspensão que se equilibra bem entre maciez e absorção de impactos e é muito fácil de manejar.
Ficha técnica
Ficha técnica
Dafra Citycom 300i
Motor: A gasolina, quatro tempos, 263,7 cm³, monocilíndrico, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto seqüencial e acelerador eletrônico.
Motor: A gasolina, quatro tempos, 263,7 cm³, monocilíndrico, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto seqüencial e acelerador eletrônico.
Câmbio: Continuamente variável com transmissão por corrente.
Potência máxima: 23 cv a 7.500 rpm.
Potência máxima: 23 cv a 7.500 rpm.
Torque máximo: 2,39 kgfm a 5.500 rpm
Diâmetro e curso: 73,0 mm X 63,0 mm.
Taxa de compressão: 10,0:1
Suspensão: Dianteira do tipo telescópica com curso de 100 mm. Traseira bi-amortecida com curso de 91 mm com garfo de alumínio.
Pneus: 110/70 R16 na frente e 130/70 R16 atrás.
Freios: Disco simples na frente e atrás.
Dimensões: 2,21 metros de comprimento total, 0,78 m de largura, 1,44 m de altura, 1,50 m de distância entre-eixos, 0,12 m de altura do solo e 0,80 m de altura do assento.
Peso: 182 kg.
Tanque do combustível: 10 l.
Produção: Manaus, Amazônia.
Lançamento: 2010.
Preço: R$ 13.290.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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