29 de set. de 2011
Saab 99 com 718 cv é o maior sleeper de todos os tempos
Mesmo quando parecem ter errado a mão, os suecos da Saab conseguem criar verdadeiras obras primas. Este Saab 99, por exemplo, por fora lembra o quê? O Chevette ou Corcel I que seu avô dirigia? Pois saiba que dentro dele está uma máquina de 718 cavalos, capaz de percorrer o quarto de milha em 9,8 segundos. Este carro, um projeto que começou em 2005 e ainda recebe modificações, é provavelmente o sleeper mais absurdo já construído.
Os invernos são longos e muito escuros na Suécia. Não há muito que fazer para se divertir, o que explica porque tantos projetos insanos saem das regiões nórdicas. E este aqui está perto do topo no ranking de insanidade.
Depois de depenar o interior, instalar barras de proteção, remover o motor de quatro cilindros e 85 cavalos originais, trocar todos os seus componentes internos e virá-lo para trás, ligando-o a uma transmissão do Audi 100 e um sistema de tração nas quatro rodas – e turbinando o coitado até a alma – surge algo que parece exclusivo dos sonhos de uma criança.
Seis anos depois, e o que deve ter sido um mar de coroas suecas – estas aqui, não estas outras – Gustav Nilsson, o responsável pelo projeto, ainda não se deu por satisfeito, já que tem encontrado problemas com desgaste prematuro de peças, testes com diferentes níveis de pressão no turbo, medições e mais medições.
Na configuração original do carro, por exemplo, era usado um turbo Garrett GT40 com carburadores Dell’orto. O Garrett deu lugar em 2009 a um Holset HX50, com remapeamento do motor, que então chegou aos 718 cavalos.
Nem mesmo a difícil situação da marca, que depois da crise financeira global foi vendida na última hora para a Spyker por uma desesperada GM (e que acaba de ter seu museu confiscado por causa de dívidas), parece ter impedido Gustav de continuar, mantendo firme a tradição da marca que, além de popularizar o “Turbo”, nunca teve medo de experimentar.
Fonte:jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário