29 de set. de 2011

Oferta do dia no eBay: um Mercedes CLK GTR


Eu queria ter um milhão de amigos… para que cada um deles me desse um real para comprar um Mercedes-Benz CLK GTR. Por incrível que pareça, encontrar o carro é a parte fácil dessa história – já que há um deles anunciado no eBay. Falta só 1 milhão de amigos dispostos a me dar um real.

Na verdade o CLK GTR anunciado no eBay tem lance inicial de 1 milhão de dólares (e não de reais), mas logo abaixo da longa sequência de dígitos do preço há um lembrete dizendo que o preço de reserva ainda não foi alcançado. Talvez seja melhor criar mais um perfil no Facebook.
Este CLK GTR está em Fort Lauderdale, na Califórnia, guardado pela mesma loja que anunciou a Ferrari FXX mostrada aqui no fim-de-semana passado. Trata-se do chassi 17 de 25 e tem ridículas 1492 milhas rodadas (2401 km) em um país cheio de longas retas asfaltadas, perfeitas para longas viagens a bordo de supermáquinas.
Em 1996, quando uma atrapalhada da FIA acabou com o Deutsche Touring Meisterschaft (a antiga DTM) a Mercedes-AMG decidiu migrar para a nova categoria GT1. Com pouco tempo para produzir um carro competitivo, os alemães compraram um McLaren F1 GTR para adiantar o projeto aerodinâmico.
O resultado foi um monocoque de fibra de carbono coberto por uma bolha feita do mesmo material, com formas levemente inspiradas no recém lançado cupê CLK. O motor seria uma versão super-heróica do M120 V12 – que na década seguinte ainda serviria ao Pagani Zonda – com mais de 600 cv e 71 kgfm de torque.

Embora o regulamento exigisse 25 unidades de rua produzidas e comercializadas para que um modelo disputasse o campeonato a Mercedes conseguiu disputar a temporada com apenas uma versão de rua guardada pela fábrica. As outras 24 unidades só seriam produzidas e vendidas em 1999, quando o CLK GTR e seu sucessor, o CLR, já haviam se retirado das pistas.
As principais diferenças entre os modelos de pista e os modelos de rua são a asa traseira integrada à carroceria no lugar da asa destacada usada nas pistas, os sistemas de assistência de condução – como direção elétrica e controle de tração – e pequenas comodidades – ar-condicionado, rádio e dois pequenos bagageiros instalados nas caixas de ar. As modificações aumentaram o peso do carro sem afetar o desempenho, levando 3,4 segundos para acelerar de zero a 100 km/h e chegando aos 348 km/h de velocidade máxima.
Na época, cada CLK GTR foi vendido por 1.500.000 dólares, tornando-se não só o Mercedes mais caro já produzido, como também o carro mais caro do planeta até então. Considerando que este valor atualizado seria algo em torno de 2.040.000 dólares, o lance inicial parece condizente com o histórico, desempenho, raridade e principalmente a baixa milhagem deste CLK GTR.
Quer ser meu amigo?

Fonte: jalopnik.
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

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