15 de set. de 2011

Mustang '79 de quatro cilindros e turbo prova que o downsizing não é nenhuma novidade


As 500 milhas de Indianápolis mantêm a fileira de tijolos originais e o seu vencedor comemora com uma garrafa de leite. O Mustang que você vê acima também faz parte da tradição da prova, mas será que o fardo de uma época de combate aos V8 não o coloca no final do pelotão?

Na 68ª edição das 500 milhas, em 1979, Jackie Stewart guiou um dos três Mustangs idênticos construídos para ser o mestre de cerimônia. Para comemorar o primeiro Mustang escolhido como carro madrinha desde o lançamento do modelo, a Ford fabricou 10.478 Mustangs semelhantes para o público. O carro pilotado por Jackie foi preparado pela Roush Performance e tinha um 302 (V8 5.0) que entregava 280 cavalos. As versões comemorativas de rua foram vendidas ou com um 5.0 de 142 cavalos e transmissão automática, ou, como é o caso deste modelo excepcionalmente bem conservado, com um quatro cilindros turbo de 134 cavalos e uma transmissão manual de quatro velocidades.

O Mustang com a plataforma Fox foi lançado em 1979 e se tornou o mais longevo de todas as gerações do model. Assim como seu criticado (e obeso) antecessor, o Fox-stang era oferecido em carrocerias cupê ou hatchback, mas o Indy Pacer só foi vendido com a última configuração. Ao optar por ela, o comprador recebia um grafismo especial – que, para os menos exibicionistas, podia ser removido – além de adereços de plástico, pacote GT para a direção e itens para o interior. Fora os adesivos cafonas, o kit seria usado como referência para os Mustangs topo de linha por muitos anos.
Este exemplar com 5.764 quilômetros parece estar novinho, até mesmo em seu visual epiléptico nos bancos. O resto do interior é o mais plástico possível – uma característica de toda essa geração de Stangs – mas ainda inclui a bolsa de vinil para o teto solar removível. O acabamento no painel que imita madeira foi substituído por um tom preto mais discreto, mas isso, além da roda de três raios, rádio toca fitas e o painel de manutenção repleto de LEDs está praticamente em perfeitas condições.

Do lado de fora, além do grafismo espalhafatoso sobre as 500 milhas, a réplica do pace car recebeu um spoiler quadrado que se tornaria comum nos GTs dos anos seguintes. A rampa no capô é tão grande que Bob Burnquist poderia fazer algumas manobras.
No decorrer dos anos, a Ford passou por alguns altos e baixos ao tentar equilibrar o desempenho e a economia, vacilando entre V8s marcantes e quatro cilindros turbinados como um meio de mover seus muscles. O 2.3 turbinado, mais leve, apoiado pela transmissão de quatro velocidades, se mostrou uma opção melhor que o V8+automático no carro madrinha e aqui não parece ter sido modificado. Isso significa que o motor é carburado e o turbo não possui rolamentos com arrefecimento a água. Mesmo assim, os 5 psi (0,34 bar) de pressão parecem modestos, e enquanto as vedações e mangueiras não estiverem secas como a tumba de Tutancâmon e você cuidar do carro, tanto o motor quanto o turbo devem funcionar por alguns anos.

Quando a Ford lançou o Mustang original em abril de 1964, as pessoas dormiam em seus carros em frente às concessionárias para garantir a compra. Quando os primeiros Fox-stangs chegaram ao mercado em 1979, as vendas foram às alturas: a empresa vendeu 150.000 unidades a mais que no ano anterior. E os modelos entre 1979 e 1993 provaram com o passar dos anos que eram garantia de diversão barata e durável, capaz de cumprir praticamente qualquer papel que lhe dessem.
Esta edição Indy Pace Car de 1979 talvez não represente a versão mais interessante da plataforma, mas mesmo assim ainda é única e está em um estado raro para um carro com a sua idade. Qualquer carro hoje o deixaria para trás? Provavelmente, mas não é esta a questão. A raison d’être é voltar para uma época em que os automóveis eram uma porcaria e a Ford tentou reverter isso da melhor forma possível em um de seus ícones. Este Mustang Indy é parte não só do evento automobilístico, como da própria história da Oval Azul, e representa um primeiro passo na volta do Mustang à sua tradição. E isso deve valer algo.
O vendedor do Mustang espera vendê-lo por pouco menos de US$ 14.000. Encontrar um Mustang desta época que esteja tão impecável e com uma quilometragem tão baixa torna este preço interessante, mas você estaria disposto a abrir a carteira para um modelo que já larga com uma volta de desvantagem?

Fonte: jalopnik
Disponível no(a)http://www.jalopnik.com.br

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