15 de set. de 2011

Governo do Paraná negocia para receber fábrica da BMW

Foto: Divulgação
Governo do Paraná negocia para receber fábrica da BMW
Estado da região sul não aparecia entre os mais cotados, mas o governador Beto Richa confirmou as negociações com a marca bávara

O governador do Paraná, Beto Richa, participou hoje (15/9) do evento de assinatura do protocolo de intenções para a instalação da fabricante de caminhões Paccar. A montadora norte-americana irá construir uma fábrica na cidade de Ponta Grossa, a 107 km da capital Curitiba. Na ocasião, o governador afirmou ao periódico local Jornal da Manhã que o estado da região sul está na disputa pela fábrica da BMW e da segunda unidade industrial que a Nissan pretende construir no Brasil.
De acordo com a publicação, as negociações com a BMW e a Nissan ocorrem simultaneamente a conversas com outras três montadoras, que também demonstraram interesse em instalar indústrias no Paraná. O estado já possui as fábricas da Renault e da Volkswagen, localizadas em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A Fiat Powertrain também possui uma unidade de produção de motores, na capital do estado.

As chances de instalação de uma fábrica da BMW no Brasil ganharam força no início deste ano, e o presidente da BMW no Brasil, Henning Dornbusch, já afirmou que a marca alemã chegará a uma definição até o início de novembro. Outros estados demonstraram interesse em receber os investimentos da empresa bávara, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Pernambuco. O Amazonas também corre por fora, já que a fábrica de motos da BMW, mantida em conjunto com a Dafra, é instalada na Zona Franca de Manaus.

Caso a fábrica da BMW efetivamente seja instalada no Brasil, deverá operar no sistema CKD (Completely Knock-Down), em que as peças e componentes do veículo são trazidas de diferentes unidades ao redor do planeta e montadas na fábrica local, responsável pelo processo final de produção. Os modelos que serão montados no Brasil devem ser definidos quando a fábrica se posicionar oficialmente sobre a questão. ( Com informações do Jornal da Manhã )

Fonte:motordream
Disponível no(a)http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: