4 de set. de 2011
Golf GTI 16S: o clássico reprogramado para correr
Em nossas andanças e pesquisas para preparar um especial sobre os 35 anos do Golf GTI (aguardem!), demos de cara com uma preciosidade que merece um postzinho à parte: o 16S, um carro ano 1977 que a Volks e a KWL Motosport prepararam para disputar corridas de longa duração na categoria “clássicos”.
Sempre que vejo uma jóia dessas, acabo me perguntando por que carros antigos preparados para correr são tão fascinantes. Talvez seja a simpatia dos bons velhinhos, ou a essência do metal aliviado sem nenhuma das firulas atuais, ou mesmo aquela dose de saudosismo inerente a quase tudo que nos cerca – os carros do passado, as músicas do passado, os pilotos do passado, tudo que é antigo no fundo parece mais autêntico e verdadeiro depois de passar pela prova do tempo.
Divagações à parte, este Golf GTI 16S é a pura expressão do conceito hot hatch. Sabe-se lá como (a receita não foi divulgada, mas aparentemente não inclui sobrealimentação), a VW e a KWL conseguiram extrair 215 cavalos de um motor 1.6 que no GTI Mark 1 original produzia 110 cavalos. Na ponta do lápis, isso dá uma potência específica de 134 cavalos por litro!
Esse motor é tocado por uma nova transmissão sequencial de cinco marchas, daquelas que aguentam o tranco de uma longa corrida. A carroceria perdeu a maior parte dos adereços, e ganhou caixas de rodas alargadas que encobrem as belas redondas raiadas no estilo BBS.
A suspensão redimensionada é da Bilsten, assim como toda a estrutura de segurança montada no interior – que, como você deve imaginar, foi aliviado até o talo, restando apenas um assento do tipo concha.
O carro foi apresentado durante as comemorações dos 35 anos do GTI – por isso os adesivos referentes à idade – e já fez bonito logo em sua primeira corrida: nas 24h de Nurburgring para clássicos, venceu na categoria para motores abaixo de 2.000 cm³.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a)http://www.jalopnik.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário