29 de set. de 2011

Estudantes da UFRJ desenvolvem conceito elétrico com 7 km de autonomia

Foto: Luiz Humberto Monteiro Pereira/CZN
Estudantes da UFRJ desenvolvem conceito elétrico com 7 km de autonomia
O protótipo Alpha será o representante do Rio de Janeiro na 8ª Maratona Universitária da Eficiência Energética

por Túlio Moreira
MotorDream


A equipe Sparta, formada por 27 estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou nesta quarta-feira (28/9) o protótipo Alpha. O conceito elétrico será o representante carioca na 8ª Maratona Universitária da Eficiência Energética, que será realizada em São Paulo entre os dias 12 e 14 de outubro.
O objetivo da competição é apresentar ideias e projetos acadêmicos que contemplem novas soluções e alternativas de mobilidade sustentável. O Sparta Alpha foi exibido durante a passagem da etapa fluminense da VoltXpedition pelo campus da universidade.

O protótipo está passando por ajustes finais de direção e freios. De acordo com o estudante Luiz Fernando Vieira, do curso de Engenharia de Controle e Automação e responsável pelo sistema elétrico do carro, o Alpha deve atingir autonomia média de 7 km e chegar à velocidade de 20 km/h. “Um dos desafios do projeto foi reduzir o máximo de peso possível. Ao invés de usarmos volante, optamos pela direção de hastes articuladas, por exemplo, que é muito mais leve”, explica Luiz Fernando. Outra barreira foi a aquisição dos dois motores elétricos que impulsionam o modelo. O conjunto precisou ser importado.

A 8ª Maratona Universitária da Eficiência Energética terá a participação de 52 veículos, oriundos de 24 universidades espalhadas por oito estados brasileiros. O modelo da equipe Sparta é o único representante do Rio de Janeiro. A equipe foi fundada há um ano, com o objetivo de mobilizar os estudantes em torno da discussão sobre eficiência energética e novas tecnologias. Um dos projetos do grupo é o desenvolvimento de um veículo elétrico para ser utilizado como transporte dentro das instalações da Ilha do Fundão, na Zona Norte do Rio, onde se situam a maior parte dos cursos da UFRJ.

O Alpha enfrentará seus concorrentes em provas que levam em consideração mais do que a velocidade final atingida: será escolhido vencedor o projeto – entre conceitos elétricos ou movidos a combustão – que percorrer a maior distância com o menor consumo de energia em circuito fechado. A prova será realizada no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo. A elaboração e construção do Alpha contaram com a participação da Escola Politécnica da UFRJ e com o patrocínio e apoio da Radix Engenharia e Software, Holos Brasil, Igus, Amiga Digital, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ) e Centro de Tecnologia/UFRJ.



Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: