Urbano da linha Range Rover vai estrear no Brasil em novembro. Design é diferencial, mas atrapalha na visibilidade em alguns pontos.
Evoque, novo integrante da família Range Rover, da marca britânica (Foto: Divulgação) |
O preço, no entanto, é mantido sob sigilo; a montadora só adiantou que ele custará menos de R$ 180 mil.
O Evoque foi apresentado oficialmente entre a última quarta (17) e quinta-feira (18), em Liverpool, na Inglaterra, e foi descrito como um "divisor de águas" para a montadora. Além de resguardar o preço, o diretor-presidente da Jaguar Land Rover para América Latina e Caribe, Flávio Padovan, também manteve em segredo as metas de vendas no mercado brasileiro.
O amplo teto panorâmico e os 400 litros de capacidade do porta-malas fecham o conjunto do modelo que chamou a atenção no Salão de Paris, em 2010, quando foi apresentado estaticamente. Na Europa, o carro chega às lojas em outubro e, no Reino Unido, a versão mais básica (a diesel, com câmbio manual e tração dianteira) custará 27.955 libras.
Evoque mantém 'DNA 4X4' da Land Rover, mas é feito para a cidade (Foto: Divulgação) |
Ao mercado brasileiro chegará apenas a versão 4X4 a gasolina, três portas (cupê) ou cinco portas, com três temas: Pure, Prestige e Dynamic. O que muda são apenas os detalhes estéticos. Requintes como grade frontal diferenciada e bancos tipo concha, naturalmente, custam mais. É o preço do design, como diz a própria fabricante.
O G1 avaliou as opções para o Brasil em um roteiro de cerca de 200 km entre Inglaterra e País de Gales, onde o carro foi exposto a diversos tipos de terreno, inclusive trilhas pesadas de off-road. Apesar da elegância, o Evoque mostrou valentia ao lidar com trilhas enlameadas, trechos de água empoçada e muita pedra no meio do caminho. Ou seja, a Land Rover conseguiu trazer urbanidade a sua linha top Range Rover, sem perder o "DNA 4X4".
Amplo teto panorâmico é dos destaques do novo modelo (Foto: Divulgação) |
Por outro lado, as linhas arrojadas do carro interferiram na visibilidade, o que atrapalha tanto na “pegada” off-road quanto na urbana. Mais especificamente, a coluna A e o formato do vidro traseiro incomodam na hora das manobras e ao passar por trechos estreitos. Nesse quesito, ganha vantagem o espelho retrovisor externo, grande até demais.
Fora isso, o carro é acertado. A começar pelo motor 2.0 turbo a gasolina, com injeção direta de combustível, que desenvolve 240 cavalos de potência e pouco mais de 34,6 kgfm de torque. Assim, o Evoque acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos.
O câmbio automático é preciso e responde rapidamente nas retomadas. Para administrar a “esperteza” do Evoque, freios potentes respondem precisamente ao comando do pedal. Juntando todos esses elementos à estabilidade de um hatch, com uma suspensão pouco mais dura para enfrentar diversos terrenos, tem-se um automóvel muito confortável para dirigir.
Espaço e luxosO espaço para os passageiros traz boa acomodação a todos os ocupantes, mas isso só é possível com quatro pessoas no carro, afinal, o design interfere mais uma vez e “inutiliza” o que seria o assento do meio no banco traseiro.
Branco e vermelho são opções ao preto nos bancos; assento do meio se 'perde' (Foto: Divulgação) |
Acabamento é feito com 85% de materiais recicláveis (Foto: Divulgação) |
Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros
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