A beleza está nos olhos de quem vê, mas em alguns casos está nos próprios olhos do que se enxerga. É assim com os faróis escamoteáveis: nem todos são bonitos ou resistiram bem ao passar do tempo, mas nem por isso perderam seu fascínio. Aqui estão mais dez exemplos lembrados por vocês.
Alfa Romeo Montreal
Sugerido por: @BrizioPaes, Lange, Ricardo Lima, João Gabriel, Deph
Por que são legais? a expressão de admiração dos japoneses deste vídeo ao ver o mecanismo do Alfa já diz tudo. A cara de mal do modelo desenhado por Marcello Gandini fica ainda mais ameaçadora com os faróis discretamente expostos, como se esperassem algo mais para serem arregalados.
Mazda RX-7
Sugerido por: dioo14, Jorge Alain, Sky R32, Rodrigo Guida, Canibal, Lange
Por que são legais? FB, FC ou FD, independente do seu modelo preferido, é difícil negar que os faróis escamoteáveis (ou retráteis) sejam uma das marcas registradas do RX-7, logo depois talvez do motor Wankel – apesar de não competir mais, era estranho ver o modelo da Anemiya correndo no SuperGT com faróis fixos…
Lamborghini Diablo
Sugerido por: Vitor Augusto
Por que são legais? sucessor do Countach – que compareceu no tópico anterior com a foto de abertura – esta outra criação de Marcello Gandini teve o mesmo destino do Honda NSX e recebeu uma segunda geração sem os faróis escamoteáveis. O que não aconteceu com outro projeto de Gandini que, não satisfeito em usar os faróis, dobrou a sua quantidade.
Cizeta V16T
Sugerido por: Lange, Canibal, Lucas_Gomes, Alfa_Lover
Por que são legais? como se o formato em cunha – baseado nos esboços originais de Gandini para o Diablo – e o V16 não bastassem, o Cizeta não iria deixar de atormentá-lo em seus pesadelos com os quatro faróis caso você tivesse (a sorte?) de fechá-lo na estrada algum dia.
Nissan 180/200/240SX
Sugerido por: Vitor Augusto, Glaukin
Por que são legais? enquanto o Silvia era a versão careta da mesma plataforma, o cupê 180SX foi um dos esportivos favoritos dos drifters nipônicos. Mesmo com o visual limpo e atraente do 180SX (conhecido nos Estados Unidos como 240SX graças ao motor 2.4) muitos foram modificados para receber a frente do sedã, mais leve e barata, ao qual se deu o nome de Sileighty.
Chevrolet Corvette
Sugerido por: BlueGopher, KimioN
Por que são legais? o visual da primeira geração do Corvette não era dos mais ousados e o modelo sequer foi lançado com um V8 em 1953. Apesar deste último ponto ter sido resolvido dois anos depois, o visual só mudaria radicalmente dez anos mais tarde, com a segunda geração do modelo, desenhada por Larry Shinoda. O visual agressivo do Sting Ray continua até hoje, mas os faróis escamoteáveis foram descontinuados na geração mais recente, lançada em 2005.
Toyota Sprinter Trueno (AE86)
Sugerido por: Pedro GF, Gadernal_GT, LSantoZ, Kenji
Por que são legais? ainda que nem todos os hachirokus tenham faróis escamoteáveis, a sua versão mais famosa, o Sprinter Trueno popularizado pelos animes e drifts tinha (enquanto o Corolla Levin, sedã, não). A geração fanática por entregadores de tofu em montanha pela madrugada nunca iria nos perdoar se o modelo faltasse na lista.
Lancia Stratos
Sugerido por: Luiz, Pedro GF, Marcello
Por que são legais? um caso interessante, os faróis do Stratos são tão marcantes que mesmo em fotos de eventos realizados durante o dia é possível vê-los com os faróis expostos (ou talvez se tratem de réplicas com problemas mecânicos, vai saber…). Nos ralis noturnos, os dois escamoteáveis recebiam o reforço de um conjunto com outros quatro faróis, uma combinação tão popular em fotos quanto a versão original.
Jaguar XJ220
Sugerido por: Luiz, guhigashi, Canibal, Lucas_Gomes
Por que são legais? este vídeo pode até ser cafona, brega e não fazer muito sentido. Esconde o V6 biturbo em uma ópera macarrônica. Talvez um projeto “de arte”, o vídeo é parte de uma série da Platinuss com os sete pecados capitais. O que importa mesmo é que é uma das poucas chances de ver o superesportivo inglês exibindo e escondendo os faróis.
Ferrari F40
Sugerido por: muita gente…
Por que são legais? com os faróis recolhidos, a fluidez do design da F40 faz a gente até esquecer que o conjunto abaixo é apenas auxiliar. Mas atire a primeira pedra quem nunca sonhou com esse carro à noite, ou mesmo ficou horas e horas brincando com alguma miniatura do modelo, expondo e escondendo os faróis até quebrar o mecanismo
Fonte:jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário