Volkswagen Gol obteve liderança entre os compactos, e Honda Civic dominou entre os médios
da Redação
A consultoria J.D. Power do Brasil elaborou um estudo inédito que mede a satisfação dos clientes com os automóveis no mercado nacional. A empresa, com sede nos Estados Unidos, abriu um escritório em São Paulo, no ano passado, com o objetivo de medir o índice de contentamento dos consumidores brasileiros de forma independente. A pesquisa foi feita em maio, utilizando questionários on-line com mais de 5 mil proprietários.
Os dados do estudo, intitulado de “Brasil Vehicle Ownership Satisfaction Study”, foram coletados junto a proprietários de veículos novos, procurados pela consultoria após o prazo médio de 18 meses da data da compra. A pesquisa avaliou o grau de satisfação com a qualidade e o desempenho do veículo, e também questionou a avaliação do consumidor em relação aos serviços de pós-vendas oferecidos pelas marcas. da Redação
A consultoria J.D. Power do Brasil elaborou um estudo inédito que mede a satisfação dos clientes com os automóveis no mercado nacional. A empresa, com sede nos Estados Unidos, abriu um escritório em São Paulo, no ano passado, com o objetivo de medir o índice de contentamento dos consumidores brasileiros de forma independente. A pesquisa foi feita em maio, utilizando questionários on-line com mais de 5 mil proprietários.
A primeira edição da pesquisa apontou o Volkswagen Gol com o maior índice de satisfação entre os modelos classificados pela consultoria de “subcompactos”. Em uma escala de até 1 mil pontos, a quinta geração do hatch da marca alemã conquistou nota 731. O segundo lugar da categoria ficou com o Gol G4, que somou 728 pontos. O pódio da categoria dos “subcompactos” foi completado pelo Chevrolet Celta, que obteve 714 pontos.
Entre os modelos classificados pela J.D. Power como “compactos”, o Volkswagen CrossFox conquistou o primeiro lugar, com 790 pontos, seguido pelo Citroën C3, com 762 pontos, e pelo Volkswagen Voyage, com avaliação de 762 pontos. O segmento dos modelos médios foi dominado por dois sedãs japoneses: o Honda Civic conquistou a liderança na satisfação dos clientes, obtendo 830 pontos, e o Toyota Corolla apareceu em seguida, com 807 pontos. O pódio do segmento foi completado pelo Ford Focus, com 791 pontos.
Em relação às marcas, os três primeiros lugares foram ocupados por Toyota (821 pontos), Honda (806) e Citroën (768), respectivamente. Em relação às marcas, a pontuação foi obtida a partir da pontuação obtida nos quatro principais critérios de avaliação: qualidade e confiabilidade do veículo, oferta de tecnologia, mecânica e design, custo de propriedade (consumo de combustível, seguro e reparabilidade) e serviços da rede de distribuição e pós-vendas. As três melhores colocadas ficaram acima da média da indústria automobilística brasileira, que obteve 743 pontos.
O estudo da J.D. Power conclui que os proprietários de veículos no Brasil que avaliam sua experiência geral com determinado modelo como altamente satisfatória (9 ou 10 entre 10 pontos) são 2,5 vezes mais propensos a adquirir outro veículo da mesma marca novamente, em comparação aos proprietários menos satisfeitos (7 ou 8 entre 10 pontos).
Fonte: Motor Dream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário