19 de ago. de 2011

Conheça onde é testado o novo EcoSport no Brasil

Campo de provas de Tatuí (SP) é o celeiro da nova geração do utilitário

Diogo de Oliveira
João Kleber Amaral
Projeção (publicada na edição 547 da AE, em dezembro de 2010) adianta as linhas da nova geração do EcoSport
De frente para um portão cinza, aguardo junto a um grupo de jornalistas para conhecer o tal laboratório Four Poster (algo como “Quatro Colunas”, em português). Entramos na sala e, bem ao centro, um EcoSport – modelo atual – paradão. Um rapaz, a serviço da Ford, explica que ali está em testes a nova geração do “popular” jipinho compacto da marca. Mas, afinal, que diabos ele está fazendo parado ali?De repente, o chão começa a tremer. O engenheiro da Ford responsável pelo laboratório explica tudo: ali são feitos testes para verificar suspensão e vibrações na carroceria. Quatro atuadores hidráulicos (grandes colunas móveis de ferro) chacoalham para simular a passagem do veículo por qualquer tipo de piso. E estamos falando de um carro global, portanto há simulações estrangeiras. O software reproduz até um quebra-molas chinês!

Atuadores hidráulicos do laboratório Four Poster simulam qualquer piso ou obstáculo, com ajuda de um software
Editora Globo
Laboratório de emissões em ação
A razão disso é simples: na China, os quebra-molas têm a base superior plana, diferente dos quebra-molas brasileiros, em forma de meia lua. Além disso, estamos falando de um carro global. A nova geração do EcoSport, que estreia no Brasil no primeiro semestre de 2012, será comercializada no mundo inteiro. Ou seja, o modelo tem de estar calibrado para todos os tipos de piso possíveis e imagináveis. E há muito mais além do Four Poster.

O Campo de Provas da Ford em Tatuí, interior de São Paulo, tem tudo o necessário para o desenvolvimento do EcoSport e de outros modelos globais, como a nova geração da picape média Ranger, programada para chegar ao Brasil no início do ano que vem. Há outros dois laboratórios: o de ruídos e o de emissões, sem contar as câmaras térmicas onde o veículo é submetido a temperaturas extremas, para testar o sistema flex.

O Noise Vision (a esfera) detecta qualquer ruído; imagem na tela do computador revela localização do som
Editora Globo
Laboratório estuda ruídos de todos os tipos
Como o próprio nome sugere, o Campo de Provas de Tatuí também dispõe de vasta quantidade de pista de testes, com quase todos os tipos de terreno. Há pistas de baixa e alta velocidade (até 140 km/h), de terra e areia, as especiais (com asfalto, rugosos, lisos, esburacados, entre outros), um labirinto e até uma pista sinuosa e bastante irregular, apelidada pelos pilotos da Ford de “Hopi Hari” – o parque de diversões da região.

Ao todo, são 40 km de pistas de terra e 10 km asfaltados, além dos laboratórios e toda a estrutura funcional. O Campo de Provas tem 4,66 milhões de m² e é um dos mais modernos do Brasil na atualidade. No laboratório de ruídos, por exemplo, há um “briquedinho” chamado Noise Vision (é patenteado, diz a Ford). A esfera com 12 câmeras e 31 microfones localiza ruídos dentro da cabine dos carros. Voltei da minha breve visita com a impressão de que teremos carros melhores no futuro. Tudo culpa da tecnologia.
Editora Globo
O EcoSport atual percorre a pista de testes: modelo encarou bem quase todos os tipos de pisos no passeio
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com
Projeção:http://projecoesautomotivas.blogspot.com

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