19 de jul. de 2011

A volta das fujonas


Por Glauco Lucena
A força do mecado brasileiro pode ser medida não só pelos investimentos dos fabricantes ou pela chegada de novas marcas, mas também pelo retorno de algumas marcas que em algum momento de crise abandonaram o país.

O anúncio mais recente foi o da japonesa Mazda, que terá uma fábrica no México para atender todas as Américas, e vai inaugurar um escritório em São Paulo. Ela preferiu não nomear representantes no país, mas atuar diretamente a partir de 2013, sinal de grande confiança no potencial brasileiro. A Mazda chegou ao Brasil em 1992, bem no início das importações, e fez relativo sucesso com o roadster MX5 (ou Miata), o sedã Protegé, a minivan MPV e o cupê compacto MX3. Não resistiu à crise de 1998 e “pulou fora do barco”.
Outra que está voltando é a sueca Saab. Nos tempos de GM, ela teve o modelo 9000 importado, no começo dos anos 90. Mas foi um enorme fiasco. Agora que foi vendida pela GM a um grupo holandês (Spyker) e está tendo injeção de capital chinês, será representada no Brasil pela importadora Paltinuss. O lançamento dos primeiros modelos deve ocorrer no fim do ano, com destaque para o crossover 9-4X, produzido no México.

Recentemente já tivemos a volta de Suzuki, Lamborghini e Maserati. Resta saber se mais alguma marca que frequentou o Brasil nos anos 90 irá retornar. A italiana Alfa Romeo vive uma novela: a Fiat busca algum grupo que queira vender seus carros em uma rede própria, pois as vendas em concessionárias Fiat revelaram-se um fiasco. A VW já ensaiou relançar a espanhola Seat, mas congelou os planos. A Toyota também estuda o relançamento de sua divisão de luxo, a Lexus. E vários grupos namoram a inglesa Lotus, que por enquanto só chega por importação independente.
Até a russa Lada, símbolo das importações dos anos 90, também tenta voltar. O Grupo Caoa entrou em negociação com os russos, mas as conversas não prosperaram. Outras empresas tentaram produzir o jipe Niva na América do Sul, sem sucesso.
Fica aqui a provocação aos internautas: de todas essas marcas, qual deixou mais saudade? Qual você gostaria de ver de volta às ruas brasileiras?

Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

Nenhum comentário: