Peças exigem atenção à vida útil e podem comprometer desempenho se não trocadas na hora
do AutoCosmos/México
Um dos componentes essenciais para o funcionamento do motor, as velas são responsáveis pela ignição da mistura ar/combustível comprimida pelos pistões, que gera toda a energia necessária para que o motor siga funcionando. Esse processo repetitivo ocorre dentro de cada cilindro na sequência do ciclo Otto, que rege a grande maioria dos motores a combustão do mercado.
O correto funcionamento das velas garante a eficiência da explosão dentro do cilindro, e a correta queima do combustível. A força gerada é transmitida pelo virabrequim ao volante de inércia, que por sua vez gira o conjunto do câmbio e chega às rodas, que põem no chão os famosos cavalos gerados no motor.Cada veículo possui especificações únicas que exigem tipos específicos de velas. Esses componentes trabalham com a alta voltagem gerada pelas bobinas e produzem uma centelha que deve ter a intensidade e a duração corretas para cada motor. O revestimento é em cerâmica especial para suportarem as altas temperaturas de trabalho.
Essas peças sofrem fortes pressões e se desgastam naturalmente com o tempo de uso. O jogo deve ser trocado de acordo com o plano de manutenção de cada veículo para que o propulsor funcione sempre com a máxima eficiência.
Os cabos que levam a corrente elétrica às velas também devem ser inspecionados e trocados, geralmente junto com o jogo, pois também se desgastam e passam a oferecer mais resistência à passagem da corrente, prejudicando a alimentação das velas e o funcionamento do motor.
Velas muito desgastadas causam o funcionamento irregular do motor, com engasgos e falhas de potência principalmente em baixas rotações. Também aumentam o consumo de combustível significativamente e as emissões de poluentes. Por isso devem sempre ser trocadas no tempo certo para não danificarem outros sistemas do carro.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário