22 de jul. de 2011
O segredinho obscuro do Ford GT40
Quando o Ford GT40 conquistou Le Mans em 1967, tornou-se o primeiro carro norte-americano com pilotos norte-americanos a vencer. Mas o carro era ainda mais patriótico do que a maioria das pessoas acredita – graças a algumas peças da… Chevy?
Os EUA podem ter comemorado quando a Ford derrotou a Ferrari com uma trinca de GT40 nas 24 horas de 1966, mas ainda era um esforço global com um projeto inglês guiado por uma trupe internacional de pilotos. No ano seguinte, a Ford resolveu desenvolver o carro do lado oeste do Atlântico – e fazer do modelo seguinte um verdadeiro corredor americano.
O resultado foi o J-Car, projetado pela Ford e construído por sua subsidiária Kar Kraft em Detroit, sob a liderança e direção de Carroll Shelby. O projeto original tinha traços mais aerodinâmicos, com uma traseira Kamm, mas depois de um acidente envolvendo o piloto de testes Ken Miles, eles se decidiram pelo projeto que se transformou no GT40 Mk IV
Quando chegou a hora de instalar lanternas para as 24 horas de prova, eles mandaram um assistente para a loja de autopeças da região com uma balança. Sua missão era a de encontrar as lanternas mais leves à venda e levá-las para a oficina.
Acontece que as mais leves na época vinham com o Chevrolet Corvair 1960, então elas foram rapidamente instaladas na traseira dos carros antes de partir para a França.
Assim, quando Dan Gurney celebrou a vitória contra as Ferraris em meio a colegas de equipe e executivos da Ford na prova de 1967, ele deveria ter guardado algumas gotas do Moët para os camaradas da Chevy!
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
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