Com March e o sedã Versa, fábrica mexicana terá produção ampliada para novo utilitário, em 2013
Novo Nissan Versa será importado do México para o Brasil em 2012, com o nome Sunny |
Segundo carro derivado da plataforma V (a mesma do March), que recebeu investimentos de US$ 1,050 milhão, o sedã chega ao mercado mexicano para ocupar o espaço entre o Tiida Sedan (que cresceu 70% em vendas no ano passado) e o Sentra.
Versa será o veículo oficial dos Jogos Panamericanos, que acontecem em Guadalajara em outubro próximo |
"São produtos diferentes, não sabemos sobre a derivação sedã do March", despistou Juan Muñoz, presidente e diretor-geral da Nissan México. O terceiro derivado da plataforma V, chamado dentro da fábrica de projeto JO2C, será um utilitário esportivo, com início de produção em 2013.
Interior do sedã é bem parecido com o do hatch compacto March, que chega em breve ao Brasil |
No Brasil, o Sunny não deve ser vendido por menos de R$ 44 mil, atual preço do Tiida Sedan. A seu favor, o modelo tem design mais bonito e acabamento caprichado, apesar da quantidade de plástico no painel, console e portas. Alguns detalhes chamam atenção, como o puxador da porta, metálico e com design diferenciado. No banco de trás, passageiros de estatura mediana têm bom espaço para as pernas e cabeça.
Crossover também deve vir para o Brasil em 2012 |
Crossover também deve vir para o Brasil em 2012
O crossover de design polêmico (mas original) está no estande da marca japonesa e será lançado em outubro no México. No entanto, sua chegada ainda é tratada como mistério pelos executivos da Nissan. "Hoje estou falando sobre o lançamento do Versa", desconversou novamente Muñoz, durante a coletiva de imprensa. Importado do Japão, o Juke chega ao mercado mexicano para disputar espaço com utilitários premium, como o Mini Countryman. No Brasil, modelo é esperado para 2012.
Produção acelerada
Líder do mercado mexicano, com mais de 23% de participação, a Nissan trabalha em ritmo acelerado. A fábrica de Aguascalientes já opera quase no limite – são estimadas 600 mil unidades para esse ano. Mas segundo a empresa, ainda há como ampliar a produção para 800 mil carros sem a necessidade de construir uma nova fábrica.
A ideia é fabricar 300 mil unidades/ano dos modelos derivados da plataforma V (incluindo o utilitário, em 2013) – seriam 100 mil de cada modelo. Atualmente, a unidade mexicana opera 23 horas ao dia, com 65 veículos saindo por minuto da linha de montagem. Mas esse ritmo pode aumentar. Nessa sexta-feira começou a produção do March para o mercado brasileiro. No México, o compacto já tem fila de espera nas concessionárias.
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
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