21 de jul. de 2011

Exposição da BMW une paixão pela arte e velocidade

Fotos: AutoCosmos/México
Exposição da BMW une paixão pela arte e velocidade

Os modelos estilizados podem ser vistos no museu da construtora ou em mostra virtual
do AutoCosmos/México

Combinando tecnologia e design, o carro é um fenômeno social que, ao longo do tempo, fascina cada vez mais o mundo da arte. E a verdadeira união entre esses dois mundos pode ser vista no Art Cars BMW, uma exposição exclusiva que apresenta 17 carros da montadora alemã pintados por artitas como Andy Warhol. O evento se realiza no Museu da BMW, localizado na cidade de Munique.

Essa história teve início em 1975, quando o piloto amador Herve Puolain juntou o seu amor por arte e velocidade e pintou sua BMW CLS 3.0 litros que participaria da tradicional 24 Horas de Le Manns. O carro fez sucesso e chamou atenção dos artitas da época, incluindo Frank Stella e Linchtenstein Roy - que botaram a mão na massa e também pintaram veículos da BMW - além do próprio Andy Wahol.

Nas décadas de 80 e 90, vários artistas já haviam aderido a moda e diversos carros já tinham sido transformados em belos painéis motorizados. Porém, tendo em vista o valor incalculável das obras, os modelos davam apenas algumas voltas como demonstração, mas não iam para as pistas em dias de corridas.

No século XXI, Olafur Eliasson criou um corpo completamente novo para o BMW H2R e Jeff Koons decorou o BMW M3 que esteve em Le Mans, em 2010.

A exposição reúne 17 artistas de nove países e cinco continentes e também pode ser conferida através de uma mostra virtual no site www.bmw-artcartour.com.


Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: