Diogo de Oliveira
O boletim de junho da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos), divulgado nesta segunda-feira (4), mostrou que o mercado brasileiro de veículos segue em plena ebulição, rumo ao quinto ano consecutivo de vendas recordes. Apesar da pequena retração de 4,5% em relação ao mês de maio, o total de emplacamentos entre janeiro e junho (1,638 milhão de carros e comerciais leves) cresceu 9,5% na comparação com o primeiro semestre de 2010 (1,495 milhão de unidades entregues).O resultado comprova o bom momento da indústria automobilística nacional e também da economia brasileira. As vendas de carros no País avançaram apesar do corte no crédito para financiamentos, anunciado no fim do ano passado pelo Banco Central. A medida buscou frear o consumo para evitar a formação de “bolha”, o que elevaria a inflação – podendo causar outros reflexos, como o aumento da inadimplência. Com a limitação de crédito, as taxas de juros ficaram estáveis e os prazos encurtaram, sem afetar o movimento nas lojas.
Greve na fábrica da Volkswagen de São José dos Pinhais (PR) comprometeu a produção do Fox e do aventureiro CrossFox
No ranking de vendas, o mês de junho (e o acumulado do primeiro semestre) não trouxe grandes mudanças – a Fiat segue líder, assim como o hatch popular VW Gol. Porém, fatos isolados atrapalharam o desempenho de Volkswagen e Honda. A greve de quase 40 dias na fábrica da Volks de São José dos Pinhais, no Paraná, comprometeu diretamente o desempenho de Fox, CrossFox e Golf. A dupla Fox/CrossFox ficou surpreendentemente de fora da lista dos “dez mais vendidos” de junho, com 5.084 unidades – mas permanece em quinto lugar no acumulado do ano, com 59.734 vendas.
Falta de peças afetou a fábrica da Honda em Sumaré (SP)
Hyundai i30 é o líder de vendas entre os hatchs médios
A briga entre as marcas também está mais acirrada em 2011. A Renault, atual quinta colocada, deposita todas as fichas na chegada do utilitário esportivo Duster, derivado da plataforma B0 (zero), de Logan, Sandero e as minivans Nissan Livina e Grand Livina. O sedã médio Fluence, lançado no início do ano, ainda não empolgou nas vendas – assim como o Peugeot 408. Já o Volkswagen Jetta, lançado no fim de março, segue embalado. Entre abril e junho, o modelo vendeu 4.419 unidades (média de 1,4 mil vendas/mês).
Mas o momento é das sul-coreanas Hyundai e Kia. Ambas as montadoras crescem a passos mais largos. Na Kia, o destaque é o sedã Cerato e o crossover Soul, que ganhou motor flex em janeiro e tem mantido média de quase 1,6 mil unidades mensais. Já a Hyundai tem no sedã médio-grande Sonata e no hatch médio i30 seus principais destaques. Com quase 20 mil vendas no ano, o i30 tem média invejável de 3,3 mil carros/mês – o Ford Focus, segundo colocado, acumulou 12.339 unidades até agora.
Hatch JAC J3 já vendeu mais de 5 mil unidades desde a sua estreia, no fim de março; modelo vem completíssimo por R$ 37.900
O pequeno Chery QQ vendeu 1 mil unidades em junho
A maré “vermelha” não se mostrou tão ameaçadora às marcas tradicionais neste primeiro semestre. Mas os carros chineses avançam mês a mês nas vendas internas, especialmente os modelos de JAC Motors e Chery. O hatch JAC J3 (5.333 unidades) e o sedã J3 Turin (3.224 unidades), por exemplo, já somam uma frota de mais de 8,5 mil carros (você imaginava ver modelos chineses constantemente nas ruas?). E o volume da JAC tende a crescer na segunda metade do ano, com as estreias de J5 e J6.
Mas dos carrinhos vindos da China, nenhum chamou mais a atenção que o pequeno Chery QQ. O subcompacto, lançado no fim de abril, somou nada menos que 1.054 unidades em junho, chegando a um total acumulado de 1.802 unidades. Seu preço de R$ 22.990, associado à lista de série completíssima (incluindo airbags frontais e freios com ABS), entregou ao QQ o posto de “carro mais barato do Brasil”, gerando grande curiosidade entre os consumidores – a Chery já espera vender além das 12 mil unidades estimadas.
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
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