4 de jul. de 2011

Bolívia começa a legalizar frota de carros que não tem documentação

Bolívia começa a legalizar carros que circulam sem documentação no país (Foto: Reprodução/TV Morena)
Governo boliviano registrou 128 mil inscrições para regularização (Foto: Reprodução/TV Morena)
O governo da Bolívia começou a vistoriar nesta segunda-feira (4), veículos que circulam sem documentação e que podem ser legalizados, a frota irregular é mais de 1.000% maior do que a esperada. Grande parte dos veículos roubados no Brasil é levada para o território boliviano e essa é a maior preocupação do governo brasileiro.

A inspeção técnica começou hoje e mais de 128 mil veículos foram inscritos, quantidade 12 vezes maior do que o esperado pelo governo boliviano, que esperava o cadastramento de 10 mil carros. Funcionários da aduana boliviana irão verificar se os números do chassi e do motor foram adulterados.

A vistoria está sendo realizada somente nos grandes centro da Bolívia, os motoristas da fronteira entre o Brasil e a Bolívia irão viajar 300 quilômetros para poder ter seus carros periciados. Nesta semana o governo boliviano espera vistoriar mais de 2 mil automóveis, o prazo previsto em lei para o trabalho é de 90 dias. As autoridades do país já estudam a possibilidade de prorrogar a data.
A previsão é de que dentro de três meses, somente 15 mil carros devem ser vistoriados. Segundo o consulado da Bolívia em Corumbá, há poucos funcionários para a demanda, o cônsul explica que se por se tratar de uma lei para a extensão do prazo, será necessária votação na Assembleia Nacional do país.
Os veículos que passarem na vistoria serão legalizados, os que apresentarem alguma irregularidade serão apreendidos. O governo boliviano se comprometeu a devolver os carros roubados aos países de origem. “Resta a fronteira e ao governo brasileiro aguardar que o governo boliviano, efetivamente utilize dos meios adequados e que implante um sistema nacional de registro de veículos”, conta Alcindo do Valle Junior, especialista em direito constitucional e internacional.


Fonte: g1.globo.com
Disponível no(a):http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul

Nenhum comentário: