21 de jun. de 2011

Volvo P1800 completa meio século de vida

Fotos: AutoCosmos/México
Volvo P1800 completa meio século de vida

Carro até hoje é considerado o modelo mais arrojado da Volvo

do AutoCosmos/México

O início

No final dos anos cinquenta, a marca sueca Volvo vinha construindo uma boa reputação com seus carros. Porém, a montadora precisava de algo mais ousado e decidiu construir o modelo conversível P1900. O novo carro só deu dor de cabeça à montadora. Até que em um fim de semana, Gunar Engellau, diretor da empresa, resolveu levar as peças do automóvel para casa e descobriu inúmeros problemas no mesmo. O P1900 estava sendo mal construído e sua produção foi suspensa na segunda-feira seguinte. Apenas 67 unidades foram produzidas entre 1956 e 1957.

O P1800

Este carro cinquentenário nasceu em 1957 como um protótipo chamado P958-X1, criado pelo jovem designer sueco Pelle Petterson. Era um modelo que impulsionava a Volvo para o mercado que mais crescia no mundo na época: o esportivo. Como a fábrica da Suécia não tinha condições de produzi-lo, a solução encontrada foi uma aliança com a alemã Karosserie Karmann. Porém, devido a pressões da Volkswagen, também sediada na Alemanha, logo as negociações foram interrompidas.

Em 1961, a Volvo conseguiu firmar uma parceria com empresas do Reino Unido. A Companhia Siderúrgica local seria a responsável pela concepção e construção do novo P1800, enquanto a Jensen Motors responderia pela montagem dos outros componentes mecânicos. O carro começou a ser produzido em West Bromwich, na Inglaterra, mas esta aliança durou apenas dois anos. A qualidade de fabricação oferecida nunca foi apreciada pela Volvo.

Dois anos depois, a linha de produção do P1800 finalmente mudou-se para a Suécia. A fábrica da Volvo, em Gotemburgo, recebeu a incumbência de montá-lo e ficou decidido que um "S", de Suécia, seria incorporado ao nome do carro. Após cinco anos, foi lançado um motor 2.0 litros que deu mais potência ao P1800S. Mais um ano e o carro ganhou uma injeção de combustível Bosch e recebeu um "E" em seu nome, agora P1800ES

Em 1971, os suecos, através do designer Jan Wilsgaard, redesenharam o P1800ES e o transformaram em um carro que, na época, foi considerado estranho. A parte da frente lembrava a de um veículo de dois lugares e a traseira se parecia com a de um caminhão de pequeno porte (este conceito é utilizado hoje no Volvo C30). Durante a apresentação, a imprensa chamou-lhe, em tom de brincadeira, de "o carro fúnebre da branca de neve".

O P1800 e celebridades

O carro ficou famoso por sua participação na séria britânica "The Saint" (1962-1965). O ator Roger Moore, que interpretava o agente secreto Simon Templar, utilizava o P1800 nas filmagens. A publicidade fez com que as vendas do Volvo aumentassem consideravelmente.

Os números da Volvo P1800:


- Foi produzido em dois países ao longo de dez anos
- 39.407 veículos foram produzidos na versão Coupé-Notch
- 8.077 veículos foram produzidos na versão familiar Sports Estate
- Produzido com motores de quatro cilindros nas versões 1.8 e 2.0 litros
- Produzido com motores de 110 a 118 cv de potência
- O preço atual varia de 18 a 25 mil dólares - cerca de 30 a 40 mil reais
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: