27 de jun. de 2011

Vettel tem chances de ser campeão com dois meses de antecedência

O trabalho da equipe foi fenomenal, o que me deu um pouco mais de segurança, agradeceu o piloto alemão da Red Bull. Foto: AFP
Sexta vitória do ano coloca Sebastian Vettel como favorito ao titulo da F1 em 2011
Foto: AFP

Após oito provas disputadas, a vantagem de Sebastian Vettel para o vice-líder do Mundial é de 77 pontos. Com 25 sendo distribuídos ao vencedor de cada etapa, isso significa que ele certamente estará na liderança ao fim do GP da Hungria, quando a F1 fará pausa de quatro semanas na temporada. Mas ninguém no paddock acredita que ele possa sair do topo da tabela antes do fim do ano. Pelo contrário, a conta é para saber em que corrida o alemão deve comemorar o bicampeonato. Ele, claro, se recusa a entrar na especulação.
"Não era bom de matemática na escola. É bom saber que estou na liderança, mas não me importo em saber com quantos pontos de vantagem. As pessoas vivem dizendo, então nem preciso checar. Mas o GP mais importante para liderar a tabela é depois do último, não antes", contemporizou o alemão.
"Ele está muito focado nas vitórias", disse Christian Horner, chefe da equipe Red Bull. "Ainda há muitos pontos em jogo, tanto ele quanto a equipe somente pensa em marcar o maior número de pontos por corrida".
Mas é possível fazer algumas contas, que apontam um fim de Mundial no Japão, com quatro etapas de antecedência. A pior posição do alemão este ano foi um segundo lugar. Se repetir isso nas próximas sete etapas, encerrará a disputa mesmo que Jenson Button, hoje vice-líder, vença todas. Outra matemática que leva a coroação de Vettel para Suzuka é que ele abre, em média, 9,625 pontos para os outros por GP. Assim, tudo acabaria também no Japão.
Se ele vencer as próximas seis corridas e Button ou Webber terminarem todas em segundo, o título será decidido nas ruas de Cingapura, a cinco provas do encerramento.
O título definido mais cedo foi o de 2002, quando Michael Schumacher encerrou a disputa a seis provas do fim. Vettel tem chance de repetir o feito, na Itália, mas teria de vencer todos os GPs até lá e torcer para seus rivais mais próximos zerarem.

Fonte: terra.com.br
Disponível no(a):http://esportes.terra.com.br

Nenhum comentário: