País volta a ter mostra automobilística, agora em Guadalajara
March será uma das estrelas do Salão do México. Ele desembarca no Brasil em outubro |
Sunny será vendido como Versa na América do Norte e também virá para o Brasil, mas somente em 2012 |
A Nissan apresenta a nova geração do Tiida Sedan (Versa), feito sobre a plataforma do March, que chega ao Brasil no ano que vem com o nome de Sunny. A marca japonesa também fará o lançamento oficial do crossover Juke, que começa a vendido no México ainda neste ano, e tem chances de ser exportado ao Brasil.
Já a Honda mostrará o novo Civic híbrido, e ainda faz suspense sobre a possível aparição do novo CR-V. A japonesa Mazda, primeira a confirmar a participação na mostra, levará os compactos Mazda 2 e 3, que serão produzidos no México e exportados ao Brasil a partir de 2013, além de outros veículos da gama.
Versão híbrida do novo Civic será lançada na mostra mexicana |
Ford Figo será importado da Índia para o México |
Já era hora de um país tão estratégico para a indústria automobilística retomar a realização de um evento do gênero. Os acordos bilaterais, o câmbio favorável e custos mais baixos de produção e mão de obra fazem do México um país extremamente atrativo para as montadoras. Estudo divulgado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) nesta semana mostra um exemplo claro: no México o custo da mão de obra é de 2,6 euros por hora, contra 5,3 euros no Brasil. Já o custo de produção de um veículo médio é de US$ 120 no país mexicano, enquanto no Brasil chega a US$ 160.
Mazda 2 será um dos carros fabricados no México. Importação de veículos da marca para o Brasil começa antes |
Não é à toa que as grandes marcas já estão instaladas no México há décadas: Chrysler, Ford, General Motors, Honda, Nissan e Volkswagen. As que não estão, vão chegar. É o caso da Mazda, que acaba de anunciar a construção de uma fábrica em 2013 no país. A Honda, que já produz o CR-V no México, deverá fazer novos anúncios de investimento durante o salão. A BMW também estuda a construção de uma fábrica aqui, e até a Fiat, que nunca vingou no país, tenta voltar novamente por meio da aliança com a Chrysler. No ano passado, o México emplacou 850 mil veículos novos e produziu 2,5 milhões de unidades.
Serviço
Salão Internacional do Automóvel de Guadalajara
Data: 2 a 10 de julho de 2011
Preços: 80 pesos mexicanos (equivalente a R$ 10)
www.siag.mx
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
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