4 de jun. de 2011

Rosset quebra supremacia de Constantino e vence no Velopark

A hegemonia de Constantino Jr. na Porsche Cup, que já durava quatro corridas, foi quebrada na segunda etapa da categoria disputada neste sábado (4) no Velopark. Enquanto Ricardo Rosset ficou de fora dos incidentes na largada, conseguiu ganhar seis posições e assumiu a liderança depois de duelo com Clemente Lunardi, o piloto mineiro não teve a mesma sorte. Para completar o prejuízo, Constantino teve o pneu traseiro direito furado depois de uma colisão com o carro de Tom Valle quando era o segundo colocado, selando definitivamente a vitória de Rosset.
Ricardo Baptista conseguiu fazer uma boa corrida, sobretudo na metade final, e cruzou a linha de chegada em segundo, 2s à frente de Valle. Bem mais atrás, na quarta posição, terminou Marcel Visconde, seguido por Adalberto Baptista. Líder no início da prova, Lunardi perdeu rendimento nas voltas finais e caiu para a sexta colocação, apenas 0s1 atrás de Adalberto, mas distante 18s755 do vencedor Ricardo.

Guilherme Figuerôa superou os problemas da corrida da manhã, quando seu carro de número 9 teve um princípio de incêndio, e conseguiu uma boa sétima colocação. Esio Vichiese, Sergio Ribas e Omilton Visconde fecharam a lista dos dez primeiros.

O grid invertido deu uma dinâmica diferente à segunda etapa da Porsche Cup no Velopark. As posições são inversamente posicionadas entre o primeiro e o oitavo lugar da etapa anterior. Dessa maneira, o duo dominante da temporada, formado por Constantino Jr. e Ricardo Rosset, largou respectivamente em sétimo e oitavo.

Marcelo Franco perdeu o controle do carro 70 na travada curva 1 do Velopark e foi acertado por Constantino que, de postulante à vitória, caiu para a última posição. Ainda assim, o vencedor da corrida da manhã iniciou uma boa prova de recuperação. Lá na frente, Rosset também seguia galgando postos e assumiu a liderança na oitava volta depois de ultrapassar Lunardi. Daí por diante, o atual campeão da Porsche Cup não correu riscos, mas convivia com a aproximação de um cada vez mais perto Constantino Jr.

Depois de chegar a ocupar a 16ª e última posição dentre os pilotos presentes na pista, Constantino ganhou várias posições durante a corrida e depois de passar por Tom Valle e Marcel Visconde ao mesmo tempo na reta oposta, ganhou a segunda colocação. Mas sua reação foi freada depois que Valle rodou e acertou em cheio o pneu traseiro dianteiro de Constantino. Sem condições de pilotar de maneira competitiva, o mineiro foi aos boxes com o pneu furado para fazer o pit-stop. Situação que o fez perder duas voltas e encerrou a expectativa por nova vitória no Velopark, que se acontecesse, seria a quinta consecutiva em 2011.

Ao Grande Prêmio, Rosset, Baptista e Valle falaram sobre a diferença de estratégia da corrida 1 em relação à segunda, por conta, principalmente do grid invertido. O top-3 no Velopark afirmou que a primeira etapa é feita de maneira mais conservadora, já que os carros mais rápidos estão na frente. “Como os carros mais lentos estão mais à frente, então todo mundo que está atrás visa conquistar posições logo de cara para não perder tempo, a estratégia é mais agressiva na segunda corrida, por isso, às vezes, acontecem confusões como esta da largada de hoje”, comentou Rosset.

A próxima rodada da Porsche Cup acontece daqui a duas semanas (18) em Interlagos.

Porsche Cup, Velopark, corrida 2, final:


1
Ricardo ROSSET


26:45.265
28 voltas



2
Ricardo BAPTISTA


+7.070




3
Tom VALLE


+9.035




4
Marcel VISCONDE


+16.440




5
Adalberto BAPTISTA


+18.644




6
Clemente LUNARDI


+18.755




7
Guilherme FIGUEROA


+24.947




8
Ésio VICHIESE


+26.965




9
Sergio RIBAS


+31.297




10
Omilton VISCONDE JR.


+35.727




11
Roberto POSSES


+1 volta




12
Danilo FERNANDES


+1 volta




13
Henry VISCONDE


+1 volta




14
Constantino JÚNIOR


+1 volta




15
Maurizio BILLI


+2 voltas




16
Daniel PALUDO


+2 voltas




17
Marcelo FRANCO


Abandonou




Fonte: grandepremio
Disponível no(a):http://grandepremio.ig.com.br

Nenhum comentário: