22 de jun. de 2011

Novo Citroën C4 já roda no Chile

Fotos: Divulgação
Novo Citroën C4 já roda no Chile

País será o primeiro na América Latina a receber segunda geração do hatch francês
por Alejandro Marimán Ibarra
do AutoCosmos/Chile

Em outubro de 2004, durante o Salão de Santiago daquele ano, a Citroën apresentava a primeira geração do C4, um modelo radicalmente diferente em relação ao antecessor, o Xsara. Sete anos depois, a segunda geração do modelo chega ao Chile, vindo diretamente da Europa. O novo C4 apresenta um conjunto mais maduro e com menos radicalismos que o anterior, e aposta no refinamento e conforto interno como um diferencial no disputado segmento dos hatches médios europeus.
No mercado chileno, o modelo é oferecido apenas com motores 1.6 a gasolina ou a diesel, sempre com cinco portas - a nova geração não oferece mais o exótico três portas da primeira fase. Para suprir a lacuna de uma versão mais esportiva, a Citroën bolou o DS4, que também aterrisa no Chile já em 2012.
O novo C4 é maior em todas as dimensões. Ganhou cinco centímetros no comprimento total, que se refletiram no bom porta-malas de 408 litros - o maior do segmento. A altura cresceu em 3 centímetros e, em conjunto com o formato menos curvo do teto, corrigiu um dos maiores problemas do primeiro modelo, que era o reduzido espaço para a cabeça dos ocupantes traseiros. Porém, mesmo com o acréscimo de tamanho, a Citroën trabalhou para reduzir em cerca de 100 kg o peso total do carro.

O desenho transmite mais robustez e uma sensação de qualidade que vem se tornando comum nos útlimos lançamentos da marca francesa. A dianteira se destaca pelos vincos no capô, pelos faróis que se unem com a grade frontal, que também forma o duplo chevron característico da marca. A silhueta está mais musculosa, com uma linha de cintura bem marcada e que chega até as lanternas traseiras - muito parecidas com as da segunda geração do C3, que também ainda não chegou ao Brasil.


As rodas de liga-leve têm um desenho intrigante, que chama atenção na lateral do carro. A barra cromada na parte baixa do parachoque traseiro e o logo da marca em destaque dão o toque de elegância extra. A Citroën oferece 10 opções de cores para o C4 e rodas entre 15 e 18 polegadas na Europa. As configurações para o Chile ainda não foram definidas.

A elegância do exterior também chega ao habitáculo. Os materiais de boa qualidade, assim como o acabamento, fazem pensar que o modelo é de um segmento superior. O painel em peça única agrupa todos os comandos de ar condicionado, sistema de som e GPS.

Ao volante, o motorista encontra diversas regulagens nos bancos, além do volante que perdeu o original cubo fixo da geração anterior mas manteve o grande número de botões na peça. Através deles é possível configurar diversas funções do carro, até mesmo a cor e a intensidade da iluminação dos belos mostradores circulares. Muitos porta-objetos estão espalhados pela cabine, com grandes espaços nas postas. O sistema de entretenimento tem entrada auxiliar e USB. A data definitiva para o lançamento ainda não foi divulgada.

A primeira geração do C4 chegou ao Brasil apenas em 2009, um ano após o Pallas, a versão sedã do modelo.  Por enquanto, o país continua recebendo o hatch e o sedã fabricados em El Palomar na Argentina. Apesar da proximidade, o mercado chileno não participa do Mercosul e, por isso, não recebe modelos fabricados por aqui.  A frota chilena é composta quase em totalidade por modelos trazidos diretamente da Europa ou dos EUA, já que o país não tem indústria automobilística própria. As leis de importação estimulam a manutenção desse cenário. O novo C4 ainda não tem data para chegar ao Brasil. O DS4 por sua vez é cotado para ser vendido no mercado brasileiro em breve, como uma opção mais luxuosa e exclusiva dentro da marca.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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