Primeiro Shelby Mustang GT350 produzido em 1964
Contamos a primeira parte da história do galã da Ford aqui. Agora vamos justamente falar sobre sua carreira em grandes produções de Hollywood e sobre o resultado da mistura do “garanhão” do Mustang com a cobra, por Shelby.
Das ruas para o cinema
Em 1964, o modelo estreou nas telonas em grande estilo no filme “007 contra Goldfinger”. Um Mustang conversível branco, guiado pela personagem Tilly Masterson (vivida pela bela Tania Mallet), aparece em cena de perseguição.
Quatro anos mais tarde, foi a vez de um Mustang 390 GT verde arrancar suspiros em “Bullitt”. No filme, o personagem interpretado por Steve McQueen usa o carro para uma alucinada perseguição pelas ladeiras de San Francisco.
A lista de filmes nos quais o Mustang aparece é imensa. Poderíamos fazer um livro só sobre esse assunto. Quem não se lembra de dois Mustangs Shelby GT 500 chamados carinhosamente de Eleanor?
Gone in 60 Seconds (1974)
Gone in Sixty Seconds (2000)
O nascimento do Shelby Mustang
Ex-criador de galinhas e ex-piloto de competição, Carroll Shelby é o responsável pela transformação do Mustang de um simples carro de série em um dos mais desejados “muscle cars” de todos os tempos.
Na década de 1960, Carroll Shelby foi convocado por Lee Iacocca, chefe de desenvolvimento do Mustang, para transformar o modelo em um carro de corrida vitorioso. Apesar de o Mustang ser popular, Iacocca acreditava que só a consagração do “pony car” nas pistas de corrida consolidaria o mito.
Além da experiência como piloto e do talento em mecânica, Carroll Shelby já havia trabalhado com motores Ford no desenvolvimento do mítico Shelby Cobra.
O lendário Carrol Shelby em visita à sede da Ford em 2008
O primeiro Shelby Mustang a chegar ao mercado foi o GT 350, lançado em 1965. Os modelos R, criados para competições, venceram os campeonatos nacionais da Sports Car Club of America’s na categoria B-Production em 1965, 1966 e 1967.
De volta para o futuro
A espera pelo Mustang Boss 302 chegou ao fim nos Estados Unidos. O modelo foi apresentado oficialmente e já pode ser visto no site da montadora.
Curioso para saber os detalhes sobre o modelo? Então, clique nos links a seguir e descubra do que ele é capaz.
Mustang Boss 302 versão 2012: do que ele é feito? (what is IT made of?)
Galeria Mustang Boss 302 2012: privilegiados na direção da lenda
Fonte: ford.jalopnik
Disponível no(a):http://ford.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário