21 de jun. de 2011

Meu nome é Macarrão, Mad Macarrão...



Há muito tempo vi isso ao vivo na TV. Não era uma criancinha, mas na época nem me tocou tanto, mas depois de um amigo me mostrar tal vídeo, pensei: [supressão de xingamento], que pega do [supressão de xingamento]! Eduardo Fráguas Landin, o Macarrão, ou melhor, Mad Macarrão, fez uma das maiores apresentações da história do automobilismo. Confira!

[A incorporação foi desativada no Youtube, portanto clique no link a seguir para assistir ao pega: http://www.youtube.com/watch?v=KNGR1e3u_Gk]
Quando uma disputa entre a nona posição da prova seria emocionante? Onde, em um circuito apertado como o de Guaporé poderia dar um pega tão espetacular? Quando? 1996? Não me lembro da data correta, mas que foi o maior pega da história da Fórmula Truck, ah, isso foi!
Maior pega da história do automobilismo brasileiro? Um pouco de forçação de barra do ‘Maka’, mas sem dúvidas um show para os olhos.

Macarrão: dedicação total à Fórmula Truck

O piloto Eduardo Landim Fráguas, conhecido como Macarrão, é um carreteiro autêntico, ou seja, a sua vida sempre foi na boléia de um "cavalo mecânico". Confira a história do piloto.



No início era para transportar "containers" pelas estradas brasileiras, hoje é para comandar uma máquina que pode alcançar mais de 200 quilômetros por hora nas pistas de automobilismo. E toda essa relação começou bem cedo na sua vida, aos 16 anos de idade esse paulista da cidade de Santos já trabalhava numa oficina mecânica como lavador de peças. Em 1977, foi promovido a ajudante de mecânico e passou a trabalhar em caminhões. Neste mesmo ano, Macarrão adquiriu o seu primeiro caminhão, um GM que já tinha uns bons vinte anos de estrada.


No ano de 1994, mais precisamente no dia 07 de janeiro, Eduardo Macarrão conheceu o primeiro protótipo de um Fórmula Truck. Foi no autódromo de Interlagos que o piloto dirigiu pela primeira vez um truck para competição, nem bem desceu da boléia e já arquitetou a sua participação na categoria. Foi em busca de um financiamento para adquirir um caminhão Volvo novo e prepará-lo para competir. Mas os tempos eram difíceis, as dificuldades financeiras eram muitas, Macarrão conseguiu o seu truck, porém precisou de sete meses para colocá-lo em condições de participar da competição. A sua estréia ocorreu no dia 22 de abril de 1995, "sempre fiz o que gosto e sempre gostei de caminhão, quando poucos acreditavam que a Fórmula Truck poderia dar certo, eu a abracei e investi muito em cima dela. Sou persistente, não desisto fácil", enfatiza o piloto.


No início a Fórmula Truck era mais um show, era necessário cativar o público com manobras radicais, derrapagens, batidas, zerinhos, ou seja, tudo que elevasse a adrenalina de quem estivesse assistindo. E Macarrão consagrou-se nessas manobras, não importava a posição na corrida e sim satisfazer aos milhares de fãs que ia cativando pelos autódromos brasileiros. "Eu fazia o que a galera gostava, quando ia para a pista o pessoal já estava esperando um show. Pô, imagina os gritos ‘Macarrão, eu vim aqui só para te ver’, é muito gratificante receber essa atenção das pessoas", lembra Macarrão.


E o Mad Macarrão, como ele mesmo se intitula, foi colaborando cada vez mais com a sua fama, pintava os cabelos com várias cores, usava os vestidos da Débora Rodrigues (Volkswagen) quando perdia apostas para ela. Tudo isso servia para aumentar a sua popularidade, com muita irreverência e bom humor o piloto cativa o público. "Já sou figura marcada, tenho fã clube em todo lugar que vou", revela, sem pretensão.


As participações do piloto na competição sempre foram de muita ousadia e arrojo, em duas oportunidades pelo menos as suas atuações evitaram verdadeiras tragédias. A primeira foi na etapa de Campo Grande, no ano de 2001, na reta dos boxes o caminhão Volvo perdeu uma das rodas que continuou em velocidade, em chamas, margeando o muro, com a evidência da roda atingir o público, Macarrão realizou uma manobra brusca e interrompeu a trajetória. A outra, com certeza o momento mais tenso da sua carreira, ocorreu esse ano na etapa de Interlagos (SP), seu caminhão pegou fogo e ficou sem freios no meio da reta principal. O piloto levou o caminhão até uma área sem presença de público, saltou da cabine quando chegou no "S do Senna" e o caminhão, desgovernado, bateu na proteção de pneus.


Apesar de todo o seu reconhecimento pelo público, Eduardo "Macarrão" Fráguas viu a Fórmula Truck crescer e era necessário acompanhar, por isso fixou seu objetivos, ou conseguiria apoio de uma montadora, ou iria aliar a sua estrutura a uma outra escuderia. Na véspera da etapa de Interlagos (SP) deste ano o piloto conseguiu alcançar as suas pretensões, convidado pelo Ernesto Gardenal, Macarrão passará a pilotar o segundo caminhão da equipe Londrina Truck Racing/ Delphi/ Itapemirim Cargas na temporada de 2004. "Estou na categoria desde o início, antes dava para ser competitivo com as próprias forças, hoje não. Com certeza terei muito apoio para crescer na categoria com a união a Londrina Truck Racing, que já é uma equipe forte na Fórmula Truck", declara Macarrão.


As principais empresas que formavam parceira com Macarrão na Fórmula Truck de 2003 já confirmaram seu apoio para a próxima temporada quando o piloto comandará um caminhão Ford Cargo, são elas, a Noroeste Auto Peças, Moto Peças, Arca Retentores, Usistamp Parafusos, Platodiesel e Juntas Santa Cruz. Essas empresas irão unir-se a Delphi Diesel e Itapemirim Cargas, que já apoiam a Londrina Truck Racing, para dar o sustentáculo necessário ao Eduardo "Macarrão" Fráguas no campeonato de 2004.


A próxima e última etapa da temporada 2003 da Fórmula Truck acontece no próximo fim de semana, 05, 06 e 07 de dezembro no autódromo de Pinhais, Curitiba (PR).

Texto: Delmar Haas
Foto grande e primeira foto pequena: Fabrizio Borboni
Fonte:
Assessoria de Divulgação da equipe Londrina Truck Racing
Fonte: .jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/ 
Disponível no(a)http://inema.com.br/mat/idmat021996.htm

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