Charlie Whiting afirmou que as mudanças no regulamento devem valer já para a prova de Valência Foto: Getty Images |
As equipes da Fórmula 1 terão mais um desafio para vencer ao longo desta temporada da competição. Nesta terça-feira, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) informou que irá banir o uso de diferentes mapeamentos de motor entre as definições de posições e a corrida. A medida, segundo o portal Autosport, será implantada já neste final de semana, data do GP da Europa, em Valência.
O mapeamento dos motores é uma das armas das equipes para alterar o rendimento de seus carros. A prática permite que a injeção de combustível seja realizada nas válvulas do motor, mesmo enquanto o piloto não esteja acelerando o carro.
Desta forma, o combustível bombeado chega diretamente ao sistema de escapamento, onde gera combustão, e, na sequência, aquece o ar do local, mesmo sem aceleração do carro. Sendo assim, o difusor aquecido recebe ar quente e, em altas velocidades, gera maior downforce no carro, refletido principalmente nas curvas.
Diretor de provas da FIA, Charlie Whiting informou às equipes sobre a mudança, entretanto, afirmou que a alteração poderá ser feita, somente após a largada. Entretanto, para realizar as mudanças as equipes demandam muito tempo, sendo então impossível para os times arcarem com tais consequências ao longo de uma corrida.
O mapeamento dos motores vem sendo apontado como o grande trunfo da Red Bull nesta temporada 2011. Em sete corridas, a dupla formada por Sebastian Vettel e Mark Webber dominou o pódio e conquistou a pole position em todas elas.
Chefe de equipe da Ferrari, Stefano Domenicali concordou com a alteração proposta pela FIA e acredita que o campeonato pode se tornar mais equilibrado a partir da etapa da Inglaterra do Mundial.
"Vamos ver em Silverstone qual será o efeito real dessa mudança das regras no que diz respeito aos efeitos do escapamento. Então, nós vamos ver realmente um segundo campeonato, em termos de nível de desempenho", explicou.
O mapeamento dos motores é uma das armas das equipes para alterar o rendimento de seus carros. A prática permite que a injeção de combustível seja realizada nas válvulas do motor, mesmo enquanto o piloto não esteja acelerando o carro.
Desta forma, o combustível bombeado chega diretamente ao sistema de escapamento, onde gera combustão, e, na sequência, aquece o ar do local, mesmo sem aceleração do carro. Sendo assim, o difusor aquecido recebe ar quente e, em altas velocidades, gera maior downforce no carro, refletido principalmente nas curvas.
Diretor de provas da FIA, Charlie Whiting informou às equipes sobre a mudança, entretanto, afirmou que a alteração poderá ser feita, somente após a largada. Entretanto, para realizar as mudanças as equipes demandam muito tempo, sendo então impossível para os times arcarem com tais consequências ao longo de uma corrida.
O mapeamento dos motores vem sendo apontado como o grande trunfo da Red Bull nesta temporada 2011. Em sete corridas, a dupla formada por Sebastian Vettel e Mark Webber dominou o pódio e conquistou a pole position em todas elas.
Chefe de equipe da Ferrari, Stefano Domenicali concordou com a alteração proposta pela FIA e acredita que o campeonato pode se tornar mais equilibrado a partir da etapa da Inglaterra do Mundial.
"Vamos ver em Silverstone qual será o efeito real dessa mudança das regras no que diz respeito aos efeitos do escapamento. Então, nós vamos ver realmente um segundo campeonato, em termos de nível de desempenho", explicou.
Fonte: terra.com.br
Disponível no(a):http://esportes.terra.com.br
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