23 de jun. de 2011

Direto de Buenos Aires – as novidades do Salão (Parte II)

Fotos: Mariela Romeo
Direto de Buenos Aires – as novidades do Salão (Parte II)

Na 5ª edição do Salão de Buenos Aires, as marcas expõem seus melhores veículos – e MotorDream traz agora outros destaques da capital argentina

do MegaAutos/Argentina

Os estandes de marcas do mundo todo exibem o que de mais avançado as fabricantes de automóveis desenvolvem atualmente. As fabricantes aproveitam a visibilidade do motorshow para trazer suas apostas e mostrar os rumos da indústria automobilística nos próximos anos. A seguir, a segunda parte dos destaques do Salão de Buenos Aires:

Mercedes-Benz

Classe C Sedã - Facelift

É a reestilização do sedã médio que lidera as vendas no segmento premium na Argentina. A nova versão, que incorpora mais de 2 mil componentes atualizados, está disponível nas versões C 200 BlueEFFICIENCY Avantgarde manual e automático, C 250 BlueEFFICIENCY Avantgarde Sport automático e C 220 CDI BlueEFFICIENCY Avantgarde automático.

Classe C Coupé

Nova geração de duas portas do modelo que utiliza a mesma plataforma do sedã. A Mercedes-Benz garante que a marca “ingressou em um novo segmento de mercado”. Também como novidade se oferece a motorização C 250 BlueEFFICIENCY.

Novo SLK

Terceira geração do roadster de vocação super esportiva. O modelo leva o novo motor de 4 cilindros 200 BlueEFFICIENCY com função Start&Stop ECO, que resulta em economia de combustível de 25% em relação à geração anterior.

Dodge

Journey

O Journey já é um fenômeno de vendas consolidado no mercado argentino. Como único representante da marca – que agora pertence ao Grupo Fiat – no país, o exitoso crossover familiar se renova com retoques estéticos sutis na dianteira (capô e para-choques), a incorporação de luzes com leds na traseira e uma nova disposição do interior, com posto de comando mais moderno e funcional, além de uma melhora na qualidade dos materiais. A suspensão também foi aperfeiçoada e o interior ganhou novos equipamentos e comandos. Em relação à motorização, o modelo vem equipado com o mesmo propulsor a gasolina de 2.4 litros que entrega 170 cv, associado a uma caixa automática sequencial Autostick. Até o final do ano, o Journey ganhará também o motor V6 com 3.6 litros e 286 cv, que equipará a versão R/T. O modelo 2011 chegará inicialmente à Argentina nas versões SXT e SE.


Jeep

Grand Cherokee

É a quarta geração do SUV 4x4, que já havia sido apresentada durante o último verão no balneário argentino de Pinamar. Sua comercialização no país é questão de tempo, de acordo com a marca. O design do utilitário está renovado, com um perfil mais aerodinâmico e linhas mais elegantes, denotando o novo estilo após o fim da aliança com a alemã Daimler. A motorização estreia o novo V6 “Pentastar” de 3.6 litros e 286 cv, que de acordo com a Jeep, “estabelece novos parâmetros em eficiência e economia de consumo”. Entre outros aspectos de alto conforto, a nova geração incorpora uma variedade de tecnologias avançadas de informação, conectividade e entretenimento. 

Novo Compass

O SUV de tração integral estreia um novo desenho frontal que remete ao estilo do Grand Cherokee e confere uma inconfundível personalidade Jeep ao modelo. Além dos detalhes do exterior, o novo Compass incorpora melhorias na qualidade interior, especialmente nos materiais utilizados. Em relação a equipamentos, a versão “Limited” conta com elementos que o deixam ainda mais completo que a aposentada edição 2010. O conjunto mecânico está composto por tração integral inteligente, caixa CVTII com programa de seis marchas com função Autostick e um potente motor 2.4 litros a gasolina. Estará disponível no mercado argentino a partir de julho.


Nissan

March

A marca japonesa deve deixar de ser comercializada na Argentina pela Renault – sem data precisa – introduzirá no mercado do país vizinho esse hatchback compacto global, para posicioná-lo na entrada de sua gama de modelos. O March chegará ao consumidor argentino no fim do ano ou início de 2012, será fabricado no México e vendido em diversos integrantes do Mercosul – no Brasil o modelo chega em outubro. A princípio, a única configuração disponível para os argentinos será o motor 1.6 litro de 4 cilindros e 106 cv. Na Europa, o March utiliza motores tricilíndricos.

Versa

Sedã compacto que foi apresentado no Salão de Nova York em abril. Assim como o March, trata-se de um modelo destinado a mais de 170 países e que também deve chegar no fim de 2011 ou início de 2012 na Argentina. A Nissan não confirma se o Versa irá substituir o Tiida sedã. Assim como o March, o Versa será fabricado no México e deve se beneficiar dos acordos fiscais firmados entre o país e o Mercosul.


Peugeot

508 GT e 508 SW

O novo sedã grande que se posiciona no topo de linha da marca francesa foi apresentado em suas duas versões: 4 portas e station wagon – a comercialização da versão familiar na Argentina ainda não está confirmada.

O 508 substituirá dois modelos: o 407 e o 607, que já foram descontinuados a nível mundial. A versão sedã será lançada na Argentina no segundo semestre.

3008 HYBRID4
Trata-se da nova geração do crossover de sucesso na Argentina. É também o primeiro híbrido que combina um motor elétrico com outro a combustão de diesel. Será o único 4x4 da marca do leão e deve desembarcar no país no começo de 2012.

Concept SR1

É um conceito já conhecido dos argentinos desde sua passagem pelo estande da Peugeot em Pinamar, em janeiro de 2010. O conceito esportivo será a referência para os futuros desenhos de produção em série da marca francesa, que adotarão a tecnologia de propulsão híbrida com tração nas quatro rodas.


Porsche

911 GT3 RS

É a versão mais radical do superesportivo da casa de Stuttgart. Na Argentina, é importado somente a pedido e o exemplar exposto no Salão é, até agora, o único do país, ainda nas mãos do importador Nordenwagen. Apesar de estar homologado para uso ruas e rodovias, destaca-se por sua configuração “de Carrera”, sedento por velocidades extremas. É equipado com um motor de 6 cilindros, 3.8 litros e 450 cv.
Cayenne HYBRID

O exitoso SUV agora soma à sua gama de motores uma versão híbrida, que combina um motor a combustão e outro elétrico. Poderia se tornar o segundo veículo de propulsão híbrida comercializado na Argentina – se a Volkswagen Touareg não chegar antes –, depois do Toyota Prius.

Renault

Duster

O SUV compacto da marca francesa que deriva do acordo com a marca romena Dacia será fabricado no Brasil e chegará ao mercado argentino antes do fim do ano, para competir diretamente com o Ford Ecosport, no mesmo segmento onde se localizam outros modelos com apelo off-road, como o Sandero Stepway, que foi recentemente reestilizado junto com sua versão “de rua”, e que também está presente no Salão de Buenos Aires.
Latitude

Não é uma novidade, já que é vendido na Argentina desde abril, mas se destaca no estande por ser o sedã topo de linha da marca, não só no país vizinho como também a nível global. É um sedã grande que, assim como seus concorrentes de marcas mais acessíveis, como Ford Mondeo, Peugeot 508, Citroën C5 e Volkswagen Passat, busca atrair usuários de marcas premium. O Latitude dispõe de alto nível de equipamentos de conforto e segurança, dimensões generosas – 4,89m de comprimento por 1,83 de largura – que possibilitam uma boa distância entre-eixos, e um desenho sóbrio e elegante formado por linhas bastante agradáveis.

Volkswagen

Golf GTi

A nova geração do hatchback compacto desembarca em sua versão mais esportiva, identificada com a sigla GTi. De acordo com a marca, o modelo será colocado a venda nos meses subsequentes ao Salão, em carroceria de 5 portas – há possibilidade de chegar também na versão três portas que é vendida na Europa. A esportividade e a agressividade estão garantidas pelo motor 2.0 TSI de 211 cv, disponível com caixa manual ou automática DSG de 6 velocidades. Desenvolve uma velocidade máxima de 240 km/h com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Entre outros detalhes que o distinguem se podem enumerar as rodas com aro de 17 polegadas de desenho exclusivo, escapamento duplo, spoiler e duas finas linhas vermelhas  na grade frontal.
Suran Cross

A versão off road do monovolume familiar compacto será fabricada na planta de Pacheco para os mercados da Argentina e do Brasil. O modelo utiliza o mesmo conjunto mecânico e compartilha quase todos os componentes do interior, enquanto que no exterior são adicionadas molduras, para-lamas e pneus de uso misto, entre outros. A Suran Cross será lançada comercialmente assim que o Salão for concluído, fazendo companhia para o CrossFox na gama de produtos da VW para o segmento aventureiro.
Touareg Híbrido

A variante híbrida se somara à recente linha renovada do SUV grande da marca alemã, que atualmente é oferecido com quatro opções de motores: V3 FSI de 3.6 litros e 290 cv; V8 FSI de 4.2 litros e 350 cv e duas configurações diesel, ambas V6 de 3.0 litros TDI, com 204 cv e 240 cv. A motorização híbrida da nova Touareg funciona de forma similar ao conjunto já conhecido do Toyota Prius, combinando um motor elétrico com um de combustão que podem funcionar juntos ou separados. O primeiro é alimentado por uma bateria recarregável de lítio, que impulsiona as 4 rodas de acordo com a demanda do acelerador e somente até os 50 km/h, momento em que é acionado automaticamente o motor térmico de 3.0 litros TSI. O conjunto de motores entrega uma potência de 379 cv.
Scirocco

Coupé de quatro lugares de essência esportiva, que já é vendido na Europa há pelo menos 3 anos e que ainda não tem previsão para chegar à Argentina. A Volks local analisa – e posterga – a chegada do modelo ao mercado argentino, mas tudo indica que agora ele realmente chegará, no começo de 2012. Não se sabe ainda quais serão as opções de motorização que virão para a Argentina, mas se especula que possa ser o novo 2.0 TSI de 211 cv, recentemente incorporado à gama de motores europeia.
Novo Passat

A apresentação oficial da nova geração do sedã grande da marca alemã, que começará a ser vendido na Argentina no fim de julho com duas opções de motorização a gasolina: um 2.0 TSI de 211 cv (11 a mais que o atual) e o novo 1.8 TSI de 160 cv. Além disso, haverá uma versão 2.0 TDI a diesel, com uma potência incrementada de 170 cv, contra os 140 de seu antecessor.

Toyota

FT- EV

Veículo conceitual 100% elétrico que a marca japonesa acredita ser o próximo passo para os modelos alimentados a bateria. De baixo peso, excelente autonomia e projetado para transportar até quatro pessoas em boas condições de conforto e segurança, o protótipo oferece “ótima performance, detalhes refinados e um aspecto jovem e divertido”, de acordo com a descrição da Toyota.
O protótipo foi desenvolvido sobre a plataforma do Toyota iQ – compacto para quatro passageiros que já é sucesso de vendas no Japão e na Europa. A versão exibida no Salão, branca e com detalhes dourados na frente e na traseira, consegue alcançar velocidade máxima de 110 km/h com sua bateria de lítio-íon sem emissões poluentes.

Prius “Plug-In”

O hatchback médio ainda é o único veículo híbrido comercializado no país. Lançado há um ano e meio, agora ele se apresenta no Salão com a versão PHV. O Prius Plugin Hybrid Vehicle (PHV) é baseado na terceira geração do Prius, e introduz a primeira geração de baterias de lítio-íon que, diferente da anterior, pode ser recarregada “plugando” o modelo em uma estação de recarga. Além disso, permite um funcionamento em modo totalmente elétrico a velocidades maiores e por distâncias superiores ao do híbrido convencional.
Com as baterias completamente carregadas, o Prius PHV pode percorrer até 20 km e alcançar velocidades de 100 km/h no modo elétrico. Para distâncias maiores, o carro volta ao modo híbrido e opera como um Prius convencional.

FT-86G


Protótipo de coupé esportivo, de aspecto musculoso e compacto, o FT-86G marca o início de uma nova geração de veículos esportivos de tração traseira da Toyota. Suas dimensões são ligeiramente maiores que as do conceito FT-86 anterior. O modelo carrega um motor boxer 2.0 litros e rodas de aro 19 polegadas. A frente tem entradas de ar duplas no capô, e a parte traseira apresenta spoiler de fibra de carbono e escapamento duplo com difusor, que conferem ao veículo a imagem de modelo de alta competição.

Fonte:motordream.
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: