25 de mai. de 2011

Teste: Land Rover Evoque acelera em Gaydon

Fotos: Divulgação
Teste: Land Rover Evoque acelera em Gaydon

Novo SUV da marca inglesa é a sedução sobre rodas, tanto na versão cupê, quanto em seu modelo de quatro portas

por Bruno Castanheira


A marca britânica está passando por sua melhor fase. Em 2010, vendeu nada menos do que 181.301 unidades em todo o mundo, o que representou um aumento de 26% em relação a 2009. E 2011 prometer ser ainda melhor.


Para tanto, o novo Range Rover Evoque será de muita ajuda, considerado, inclusive, o modelo fundamental para as pretensões da marca. Incluindo o Range Rover Bespoke (o mais luxuoso, do qual serão produzidas 100 unidades), a edição especial do Defender (serão produzidas 500 unidades) e a linha 2012 dos Discovery e Range Rover Sport (novo motor TDV6; nova caixa automática de oito velocidades), serão nada menos do que 40 os lançamentos da Land Rover para os próximos cinco anos, entre novos modelos, novas evoluções e novas tecnologias.

Objeto de desejo


Apresentado nos salões de Paris (cupê) e Los Angeles (quatro portas) do ano passado, o Evoque é anunciado como o mais leve, o mais eficiente e o mais compacto Range Rover já lançado. Ele é derivado do concept LRX revelado na edição de 2008 do Salão de Detroit. E a semelhança de ambas as carrocerias com o protótipo é tal, que eleger o mais bonito é uma tarefa difícil.

O Evoque, mais do que um SUV premium, é um autêntico objeto de desejo. Tem 4,35 m de comprimento (a versão de quatro portas é mais alta e 30 kg mais pesada do que o cupê), sendo 43 cm mais curto, 20,7 cm mais estreito, além de um pouco mais baixo do que o Range Rover Sport. Comparando-o com o Freelander 2, é 15 cm mais curto e 10 cm mais baixo.

Musculado, elegante, sedutor. O Evoque disponibiliza um leque de 12 cores para a carroceria, nove tipos de rodas (17”, 18”, 19” e 20”, algumas delas brilhantes ou escuras) e quatro tipos de tetos (panorâmico, da cor da carroceria, branco ou preto). Quanto às especificações, são três: Pure (interior mais simples, com cores neutras); Prestige (mais luxuoso, oferece um interior bicolor integralmente revestido em couro, aplicações em madeira, acabamentos metálicos e rodas aro 19); Dynamic (rodas de 20 polegadas; pára-choques, embaladeiras, grelhas e saídas de escapamento exclusivas; inserções em Black piano; teto e retrovisor de cor branca ou preta contrastante em opção, mas sem custo adicional; interior desportivo, mais escuro, dotado de bancos em couro costurado). Contabilizando todas as possibilidades de cores, rodas, tetos, decorações e equipamentos, são… 380 mil as combinações possíveis!

   
Na cabine, encontramos o padrão típico de um Range Rover. Design, qualidade e funcionalidade são alguns dos argumentos do Evoque para seduzir uma clientela que dá particular ênfase ao prestígio. A versão de quatro portas dispõe de cinco lugares; a cupê pode vir com quatro ou cinco. A mala oferece 550-1350 litros no cupê e 575-1445 litros na versão quatro portas.


Momento esperado


Depois de alguns meses de espera, finalmente é chegado o momento de dirigir o Evoque. Ainda por cima, três meses antes de ele ser apresentado à imprensa. É certo que seriam só alguns quilômetros, percorridos na pista de testes do centro de pesquisa e desenvolvimento da Land Rover, em Gaydon, mas era melhor do que nada. Depois de corretamente instalados ao volante (a posição para dirigir é simplesmente excelente), recolhemos a primeira impressão das versões SD4 de quatro portas (caixa automática de seis velocidades; caixa manual de seis velocidades e função start/stop).

Equipados com rodas de 19 polegadas revestidas por pneus Continental CrossContact, de medida 235/55, e opcional suspensão MagneRide de amortecimento adaptativo (inclui um modo “Dynamic” que altera a cor dos mostradores de branco para vermelho, a resposta da direção e o amortecimento, indo a versão automática mais longe, ao otimizar ainda as passagens de caixa e a resposta do acelerador), os Evoque SD4 testados (ainda veículos de teste e não versões finais) revelaram-se seguros, precisos e muito agradáveis de dirigir. O acerto dinâmico e a precisão da direção (elétrica), juntamente com a rapidez de atuação da caixa (sobretudo a automática quando operada através das borboletas situadas no volante) praticamente nos fazem esquecer que estamos ao volante de um SUV compacto. As boas prestações, o nível de conforto muito razoável e a ótima isolação sonora foram outras características que nos seduziram.

Suas capacidades off-road infelizmente não puderam ser testadas. De qualquer forma, os ângulos anunciados são: ataque 25° (19° nas especificações Dynamic); ventral 22°; saída 33° (30° nas especificações Dynamic). O Evoque está ainda apto a atravessar cursos de água com profundidades até 50 cm.

As versões de tração integral (equipadas com acoplamento Haldex, sendo 75 kg mais pesadas do que as de tração dianteira) fazem uso do sistema Ter rain Response, que, além dos modos “Normal”, “Areia/Gravilha/Neve”, “Lama e Trilhos” e “Areia”, conhecidos dos demais Range Rover, propõe, nas versões equipadas com suspensão MagneRide, o referido modo “Dynamic”. O controlo de estabilidade (DSC), a assistência ao arranque em subidas (Hill Holder) e o controlo de descidas acentuadas (Hill Descent Control) são outros atributos deste sedutor SUV.

A linha do Evoque já é bastante conhecida: eD4 (2.2 de 150 cv com tração dianteira e caixa manual); TD4 (2.2 de 150 cv com tração integral e caixa manual ou automática); SD4 (2.2 de 190 cv com tração integral e caixa manual ou automática); Si4 (a única versão a gasolina, equipada com motor 2.0 turbo de 240 cv, tendo associada a tração integral e a caixa automática).

Sobre o conteúdo tecnológico, os dispositivos falam por si: sensor de estacionamento; sistema de navegação com tela táctil a cores de 8”; TV digital; cinco câmeras que permitem visualizar o exterior do veículo; sistema de som Meridian com 825 Watt e 17 alto falantes; sistema de entretenimento para os lugares traseiros; conectividade para ligação de todos os gadgets de áudio externos. A segurança contempla seis airbags, fixações Isofix e alerta de todos os cintos de segurança, só para citarmos alguns exemplos.

O novo Range Rover chega ao mercado europeu por 34.400 euros, pouco mais de R$ 80 mil, em sua versão mais simples. Modelos mais personalizados podem chegar aos 50 mil euros – o equivalente a R$ 114 mil. No Brasil, os preços do Evoque ainda não foram definidos – mas certamente estarão acima dessa faixa.


Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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